Dilma diz confiar no povo para superar ataques de Serra

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira que confia na inteligência do povo brasileiro para superar os ataques de seu adversário José Serra (PSDB), que acusa a campanha petista de quebrar sigilos fiscais de seus aliados.

“Eu não subestimo a população brasileira, não… Eu acho que a população brasileira é crítica, ela é inteligente”, afirmou a petista a jornalistas em seu escritório de campanha.

A candidata disse acreditar que o eleitor está preparado para escolher seus representantes, a despeito de uma aparente “situação de medo” e “de instabilidade” no país, imposta pelos seus adversários durante a campanha eleitoral.

“Eu acho que o povo brasileiro é esperto. Acho que o povo brasileiro tem inteligência suficiente para perceber o que é o desespero e o jogo eleitoral daquilo que é sério”, ressaltou.

Na última semana, petistas e tucanos têm trocado intensas acusações depois da confirmação do vazamento de dados fiscais sigilosos de Verônica Serra, filha do presidenciável tucano. Ela foi a quinta pessoa ligada ao candidato cuja violação de dados veio a público.

Em entrevista a jornalistas, Dilma afirmou também que a campanha de Serra tem “visão elitista” da população, da qual disse não compartilhar.

“Faz parte, eu acho, do nosso legado, enquanto cidadãos brasileiros, o fato de esse povo saber sim escolher os seus representantes. Eu tenho confiança absoluta nisso”, acrescentou.

Dilma comparou a disputa eleitoral deste ano com as eleições passadas, nas quais, segundo ela, houve “ameaça”, “medo” e “terror”. Ela criticou também o uso de “artifícios enganadores” e a “criação de factóides” durante a campanha.

“Nós temos o que apresentar (durante a campanha). Se meu adversário não tem, é um problema que nós não temos como solucionar. Mas é bom lembrar sempre que, até para fazer oposição, a pessoa tem de qualificar a oposição que faz”, disse, acrescentando que usará “métodos legais” para se defender de ataques da oposição.

Ao comentar propostas de governo para erradicar a pobreza, Dilma aproveitou para destacar o desenvolvimento do país durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o aumento do consumo das famílias brasileiras.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

para lembrar

Renda baixa e racismo impedem conclusão do ensino básico, diz pesquisa

O racismo estrutural e a necessidade de garantir renda são...

Caminhos para Exu celebra resistência dos povos de terreiro no DF

Mais de uma centena de praticantes e simpatizantes das...

Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) promoveu nesta...

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil de 2023 para 2024, segundo o relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, publicado nesta quarta-feira. O...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de escravidão Tomoya Obokata afirmou estar "alarmado" com o fato de o Poder Judiciário brasileiro ter...

Quilombo de Itararé: herança de forças e histórias de 26 famílias ecoam em cada canteiro

Na Fazenda Silvério, em Itararé (SP), a terra vermelha não guarda apenas hortaliças e grãos: ali resistem memórias que atravessam séculos. A comunidade é formada...