Dilma e a esfinge no dia da tal Independência

A presidenta Dilma já viveu momentos bastante duros na sua vida. É de fato uma guerreira. Uma sobrevivente de um tempo em que muitos dos que poderiam liderar o Brasil de hoje e de décadas passadas acabaram ficando pelo caminho, abatidos pela tirania dos pais e avós de muitos que estão hoje buscando destruir o Brasil de amanhã.

Por  Renato Rovai, da Revista Fórum 

Pela tirania daqueles que controlam as riquezas e boa parte de todas as instituições e que não aceitam de maneira alguma que se construa uma nação menos desigual e mais fraternal.

Esse povo quer sangue, violência, subalternidade, escravidão. Eles são de alguma forma herdeiros dos que lutaram a favor do AI-5 e contra a abolição. Eles defendiam a tortura como forma de impedir o que denominavam de comunismo, mas que não era nada além de garantir eleições democráticas e um pouco de justiça social. E nunca derramaram uma lágrima pela miséria. Sempre consideraram natural favelas sem esgoto, crianças famélicas, homens e mulheres desdentados.

E gritaram nas redes e nas ruas contra a legalização do emprego doméstico, contra o aumento do salário mínimo, contra o bolsa família, contra cotas para negros e contra qualquer ação afirmativa. Eles sempre foram e continuam sendo contra qualquer avanço civilizatório. Porque sempre sobreviveram e se tornaram o que são alimentados pela barbárie e pela desigualdade.

Esse Brasil é muito forte, muito duro de ser enfrentado e se aproveita de qualquer deslize dos que ousam diminuir sua força para destruir qualquer esperança. Ao mesmo tempo, esse país é muito sedutor e abre suas portas para que alguns se refestelem com os rapapés acumulados em décadas de exploração, fazendo com que vários se acomodem e esqueçam o que um dia foram ou pelo que um dia lutaram.

Há exemplos aos montes tanto de assassinatos, como de destruição de reputações ou ainda de traições. O risco de se tornar um cadáver, um bandido ou um patife é imenso quando se dá a cara a bater para mudar o rumo de uma história que por vezes se parece mais com uma fatalidade. Há um imenso Brasil que não se aceita de todos. Que não se permite de todos.

O jogo é bruto. Sempre foi bruto. Mas fica mais bruto de tempos e tempos. E esse é um dos momentos difíceis deste enfrentamento.

Claro que não é por acaso que neste 7 de setembro a situação não só do governo Dilma, mas de todas as lutas por direitos e mais democracia estejam mais frágeis do que em outros dias da celebração da dita Independência.

Há uma série de fatores que contribuem para isso. Entre eles, erros e crimes praticados por gente que lutava do lado de cá. Erros de condução política e econômica do governo. Burocratização de espaços de luta, como sindicatos e ONGs que na década de 80 e 90 foram muito importantes na construção de lideranças e consciência política.

E talvez o mais significativo, uma destruição interna e externa a conta gotas do PT, que por muito tempo foi entendido por boa parte do povo como o projeto partidário que poderia fazer as transformações que o Brasil do andar de baixo necessitava. E que se por um lado está sendo destruído por ousar enfrentar o sistema muito mais do que outros partidos políticos, por outro está na berlinda por aceitar jogar o jogo do esquema de sempre.

Mas o que Dilma tem a ver com tudo isso? Qual é a esfinge que a presidenta precisa decifrar? Como ela pode sair dessa sinuca de bico que também ajudou a construir para si mesma?

Dilma e seu entorno precisam entender que o problema do país neste 2015 é também econômico, é também fruto de uma crise política institucional, mas é fundamentalmente histórico. O Brasil da Casa Grande resolveu ir pra cima. Aproveitou que o meio campo e a defesa do lado de lá estavam desorganizados e foi para o ataque. E neste momento está ganhando de goleada. Porque construiu uma narrativa segundo a qual tudo que é avanço precisa ser eliminado.

Neste contexto, um governo que foi eleito por milhões que não fazem parte desta turba precisa fazer é criar pontes com um outro Brasil que quer ir além. Que topa até um sacrifício pontual para não viver um retrocesso cruel. Precisa retomar a aliança simbólica com esse Brasil que tem lutado em cada esquina a favor dos direitos humanos, da defesa da igualdade étnica e de gêneros, por moradia digna, por saúde e educação de qualidade, por preservação de direitos trabalhistas.

É só com esta aliança clara que Dilma vai sair dos tais 7% de aprovação e iniciar o resgate de um projeto de governo para o qual foi eleita. Mas Dilma vai precisar entender que isso terá de ser feito a despeito de uma crise na economia e na política institucional. Que essa crise só passará se ela vier a se mostrar um pouco mais forte, ampliando alianças para além de Brasília e da política tradicional e construindo pontes com amplos setores da sociedade progressista e democrática. Da sociedade que luta contra esse outro Brasil que quer sangue há décadas.

E Dilma terá de fazer isso convivendo com os grunhidos do Brasil que sempre grunhiu. Não existe outra alternativa.

E o pior, terá de fazer isso num contexto em que a economia vai decrescer agora. E tende a ficar estagnada em 2016. Por isso, se o governo mantiver sua pauta apenas na perseguição de melhores números macroeconômicos, Dilma cairá.

E cairá porque a elite já exige cortes na área social, sabendo que esse é o melhor caminho para levar para a rua contra ela aqueles que a elegeram. Cairá porque os movimentos e o partido que a elegeram não conseguirão reunir ninguém em sua defesa, porque já não terão o que defender. Cairá porque os políticos que lhe exigem hoje os cortes serão os primeiros a usar os cortes para articular discursos pedindo seu impeachment.

Dilma não tem muita margem de manobra na agenda que se inicia neste 7 de setembro. Ela precisa firmar uma aliança com um Brasil que é muito maior do que Brasília. Com um povo que é muito maior do que a elite. Com o movimento social que é muito mais vibrante do que o preconceito organizado em desfiles patéticos.

Dilma e seu entorno precisam se desafiar a sair da toca e olhar para os lados, colocando na ordem do dia uma pauta de enfrentamento simbólico que mude a agenda e reorganize as bases sociais que a elegeram.

Ou Dilma faz isso ou será devorada.

Não é nada simples, mas está longe de ser impossível.

Não há receita pronta, mas há ingredientes à disposição.

Não é a maioria atual que quer isso, mas é muito mais gente do que os tais 7%.

E se Dilma organizar suas trincheiras apostando na defesa dos direitos e do que já foi feito na última década, mostrando que mesmo num contexto difícil é possível garantir que o andar de baixo não vai perder nada. E reduzir a inflação, o que parece natural, buscando preservar empregos com um dólar mais alto, o que por um tempo também não faz mal a ninguém, a economia vai se ajeitando aos poucos e o dia seguinte será diferente.

Dilma tem que ouvir e conversar com os maiores do PIB, Dilma tem que ouvir e conversar com o Congresso, Dilma tem que ouvir e conversar com o seu vice-presidente, mas Dilma tem que fazer isso em nome dos que a elegeram e do seu compromisso histórico. Do que a fez chegar até aqui. Da vida que praticamente entregou em nome da defesa de valores e ideais que garantiram que o capitalismo, mesmo hegemônico, fosse menos pior hoje do que em outros tempos.

Dilma, neste dia da tal Independência, precisa olhar pra história. E buscar mudar o que parece um quase destino. Ou daqui a pouco será tarde.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

“É esta gente sem educação que quer assumir o poder?”

Jornalista Laura Capriglione, que já foi editora-executiva da revista...

Apoio internacional a Dilma assusta golpistas brasileiros

O apoio internacional ao governo Dilma faz o inferno...

Dilma indica ministra do TST para vaga de Ellen Gracie no Supremo

Indicação de Rosa Maria Weber Candiota será publicada no...

Alvo de escracho, FHC foge de evento em Nova York

Considerado golpista por intelectuais brasileiros e latino-americanos, por seu...

Dilma: “Bolsonaro não insulta apenas a mim, mas a milhares de vítimas da ditadura”

Ao desrespeitar quem foi torturado quando estava sob a custódia do Estado, escolhe ser cúmplice da tortura e da morte”, escreveu a ex-presidente A ex-presidente...

“O que mais eles querem?”: Djamila Ribeiro conta como protegeu Dilma de agressão em aeroporto

Publicado originalmente no Instagram da filósofa Djamila Ribeiro No DCM Hoje aconteceu uma situação absurda. Estávamos eu e Ísis realizando o nosso check in quando vimos a...

E se não tivesse havido golpe?

Vejam vocês que ironia. Não tivesse havido golpe, estaríamos agora entrando em uma eleição limpa, tranquila e muito provavelmente, com a saída democrática de...
-+=