Dilma e Lula chegam ao velório de José Alencar

Presidente e ex-presidente estavam em Portugal e desembarcaram há pouco em Brasília


A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estavam em Portugal, acabam de chegar ao Palácio do Planalto, em Brasília, para acompanhar o velório do ex-vice-presidente José Alencar, morto nesta terça-feira (29) aos 79 anos em São Paulo.

Dilma e Lula chegaram juntos, após desembarcarem na base aérea da capital federal. Muito emocionado, Lula entrou no palácio já chorando e cumprimentou a família de Alencar. Em seguida, parou diante do caixão e beijou a testa de seu ex-vice. Estava acompanhado da mulher, Marisa Letícia.

A presidente e seu antecessor foram avisados sobre o falecimento de Alencar ainda em Portugal e receberam a notícia com tristeza e emoção.

Lula recordou a convivência com seu ex-colega de governo. Segundo ele, a boa relação entre os dois superava o trabalho conjunto no governo.

– É um momento de muita dor e muito sofrimento. Nossa relação era de irmãos, de companheiros. Era como se fôssemos dois irmãos, pai e filho.

Dilma, por sua vez, disse ter sido uma “honra” estar ao lado de Alencar na época em que era ministra, durante o governo Lula.

– Eu tenho uma grande honra de ter convivido com ele. Foi presidente da República por mais de oito meses. Estou oferecendo o Palácio do Planalto à família para que o corpo dele seja velado na condição de chefe de Estado.

Alencar morreu às 14h41 de ontem após sofrer falência múltipla de órgãos. Ele lutava contra o câncer há mais de uma década e havia sido internado na segunda (28) “em condições críticas”, com parte do intestino obstruído. O problema foi causado por um tumor na região abdominal.

O corpo deixou São Paulo na manhã de hoje a bordo de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e chegou a Brasília por volta das 10h. Lá, foi recebido pelos presidentes do Congresso, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia, além do presidente da República em exercício, Michel Temer. Alencar está sendo velado no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do público.

Quase 6.000 pessoas passaram pelo Palácio do Planalto para dar adeus ao ex-vice-presidente. O velório permanecerá aberto até as 23h. Na presença de Dilma e Lula, será realizada uma breve cerimônia religiosa, com duração de 30 minutos.

Nesta quinta (31), um novo velório será realizado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Estado natal de Alencar. O corpo será cremado no início da tarde em Contagem.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...