Dilma promete “o fim da opressão” às mulheres

Candidata diz que chegou ao cargo de maior relevância no governo como ministra da Casa Civil

Ao discursar sexta-feira à noite em encontro nacional de 600 mulheres do PDT, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defendeu em Belo Horizonte a vitória de uma mulher nas eleições de outubro e prometeu “o fim da discriminação, desigualdade e opressão contra as mulheres”.

“Essa vai ser a campanha que vai levar pela primeira vez uma mulher à Presidência da República”, discursou Dilma às mulheres do PDT, partido que ela integrava antes de se filiar ao PT. A resposta foram gritos de “Dilma presidente”.

 

A petista disse que chegou ao “cargo de maior relevância dentro do governo” quando foi ministra da Casa Civil. “Não significa que a gente tem que se conformar [apenas] com isso”, disse.

 

Dilma listou o que chamou de “avanços” para as mulheres obtidos durante o governo Lula, como a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Lei Maria da Penha e o fato de o Bolsa Família ser repassado em nome das mulheres das famílias beneficiadas.

“Atribuímos não ao homem, mas às mulheres, o recebimento do Bolsa Família. Quando se trata de família, o centro é a mulher”, afirmou Dilma. Ela prometeu melhorar a situação das creches do país e afirmou que o PAC 2 prevê a construção de 6.000 creches de 2011 a 2014.

 

Dilma criticou o governo do tucano FHC (1995-2002), sem citá-lo nominalmente. “Sabemos que nessa luta vai aparecer muita gente criticando, tentando que a roda da vida volte para trás. Nós nos livramos de um modelo que era de estagnação e desemprego”, afirmou. “[Agora] não nos curvamos às pressões que vêm de fora, quando nos submetíamos ao FMI.”

 

CULPA DO RIVAL

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, disse que seu opositor, o tucano José Serra, foi o responsável pelo endividamento do país no governo FHC (1995-2002). Ela participou de evento de agricultura familiar em Chapecó (SC). Questionada pela rádio Super Corá sobre a dívida pública, ela defendeu que “a economia do Brasil nunca esteve tão sólida”.

“Na época em que o meu oponente era ministro do Planejamento do Fernando Henrique, ele fez um altíssimo endividamento. Não fez superavit primário, fez deficit. Nós jamais fizemos.” Sobre segurança, disse que, se policiais não são bem pagos e treinados, “pode criar quantos ministérios quiser, não vai resultar na melhoria da segurança”. Serra prometeu criar ministério para a área.

 

 

Fonte: Diario do Pará

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Michelle Obama rouba a cena em dia do lobby

Fonte: Folha de São Paulo Apresentações das candidatas aos...

Os jovens que esquecem a história e a memória. Por Umberto Eco

É um truísmo que os jovens carecem de conhecimento...

Com Obama, a Idade Média fica para trás

Deu Barack Obama – porque este falou à nação...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=