Dilma rebate FHC e exalta ‘herança bendita’ de Lula

Em nota, presidente responde a tucano e diz que recebeu País com ‘economia sólida’

O Palácio do Planalto divulgou nesta segunda-feira (3) uma nota oficial assinada pela presidente Dilma Rousseff rebatendo duramente as críticas feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) ao governo do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo no último domingo (2). No texto, a presidente afirma ser necessário “recolocar os fatos nos seus devidos lugares”.

— Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita. Não recebi um País sob intervenção do FMI [Fundo Monetário Internacional] ou sob ameaça de apagão.

A passagem é uma alusão às crises pelas quais o País passou durante os últimos anos da gestão de FHC.

— Recebi uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes.

A presidente ainda cita que recebeu um País “menos desigual”, “mais respeitado lá fora graças às posições firmes do ex-presidente Lula no cenário internacional” e classifica Lula como “um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse”, em uma alusão clara, mesmo que não explícita, à mudança na lei que permitiu a reeleição presidencial.

— Não reconhecer os avanços que o País obteve nos últimos dez anos é uma tentativa menor de reescrever a história. O passado deve nos servir de contraponto, de lição, de visão crítica, não de ressentimento. Aprendi com os erros e, principalmente, com os acertos de todas as administrações que me antecederam. Mas governo com os olhos no futuro.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Votos dos imigrantes latinos na Flórida podem ser decisivos para eleição

Lucas Rodrigues* Miami, Flórida - A cidade de Miami, na...

Serra prepara saída e blindagem do governo

Por: FÁBIO ZAMBELI Tucano, que deixa o...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=