Apressa-te lentamente

Por Fernanda Pompeu

 

Quem cozinha sabe muito bem o que significa o ponto do doce. O momento exato em que a iguaria está pronta. Nem meio crua, nem cozida demais. Com os nossos projetos ocorre algo similar. Existe a hora perfeita de torná-los uma realidade.

Eu já padeci por errar o tempo. Em alguns projetos, fui precipitada. Tentei emplacá-los sem que eu e a ideia estivéssemos perfeitamente maduras. Quando fui pôr em prática, a coisa não funcionou porque havia me apressado nas etapas anteriores.

Também, é claro, aconteceu o contrário. Demorei demais para soltar a ideia. Quando o fiz, ela estava ultrapassada. Ou, pesadelo, alguém já tinha apresentado uma proposta bastante parecida. Neste caso, eu e a ideia dormimos no ponto.

O conselho que alerta para apressarmo-nos lentamente, em latim festina lente, é atribuído ao imperador romano Augusto (que nasceu antes e morreu depois de Cristo). A frase é interessante porque junta dois contrários aparentes: pressa e lentidão.

É uma frase sábia. Pois precisamos realizar com rapidez, e nos preparar com vagar. Vamos ao exemplo: um atleta olímpico tem poucos minutos para brilhar e conseguir a medalha de ouro. No entanto, ele levou anos e anos treinando.

Uma médica competente é capaz de olhar para o paciente e rapidamente dar o diagnóstico. Pode, de pronto, prescrever o tratamento. Mas para chegar a esse nível de excelência, ela teve que estudar e praticar muitíssimo. Fez isso lentamente.

No que eu faço não tem medalhas e nem dinheiro gordo. Sou o que antigamente chamavam de pena de aluguel. Em miúdos: uma escrevinhadora ganhando o croissant de cada dia ao ligar uma palavra à outra para resultar em parágrafos que façam sentido.

Mesmo nesse ofício – tão sem reconhecimento e aposentadoria – preparo-me lentamente para escrever com rapidez. E apresso-me para que o leitor veja utilidade e alguma graça, sem desperdiçar seu precioso tempo.

Então o apressa-te lentamente serve para todos. Para o cozinheiro e para a presidenta da República. Preparar-se com calma, dispensando atalhos e embromações. Emergir de águas sólidas para atuar com competência e prontidão.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Estamos criando monstros

- A criança que vocês adotaram não combinou muito...

‘Meu sentimento é de indignação’, afirma Lula em nota

'Veja' afirmou que Lula pressionou ministro do STF para...

Obama: Falou o comandante em chefe

Foi acima de tudo um discurso do "comandante em...

Geração

Por Mauricio Pestana, para Portal Geledés Pertenço a uma geração que tem...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=