Geração

Por Mauricio Pestana, para Portal Geledés

Pertenço a uma geração que tem vivenciado mudanças estruturais políticas, sociais, comportamentais e tecnológicas num espaço de tempo talvez nunca antes vivenciado na história da humanidade.

Do ponto de vista político ainda me lembro do tempo que ser comunista ou ter um amigo tal seria correr risco de vida.

Imaginar que em tão poucas décadas sairíamos da máquina de escrever para os smartfones, facebooks, celulares e toda a parafernália tecnológicas que fazem parte do nosso dia-dia nem os filmes mais futuristas de minha adolescência podiam prever.

Mas com a mesma rapidez dos avanços sociais, econômicos e político retrocesso em marcha no Brasil que mesmo em minha adolescência no período da ditadura seria encarado como o estremo do atraso exemplo: o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), editou um decreto inusitado, o Diário Oficial do município ultimo dia 2 determinou a “entrega” da chave do município a Deus.

Diz o decreto: “Declaro que esta cidade pertence a Deus e que todos os setores da prefeitura municipal estarão sobre a cobertura do altíssimo”, justifica. “Declaro ainda que todos os principados, potestades, governadores deste mundo tenebroso, e as forças espirituais do mal, nesta cidade, estarão sujeitas ao senhor Jesus Cristo de Nazaré”, completa. “Principados e Potestades” são uma referência bíblica aos anjos do mau, ou demônios. Ignorando o Estado Laico brasileiro, o prefeito “cancelou” ainda, “em nome de Jesus, todos os pactos realizados com qualquer outro Deus ou entidades espirituais”. “A minha palavra é irrevogável”, conclui.

Enfim sinais de que adianta o quanto a humanidade avança estamos sempre a mercê de um retrocesso maior que qualquer avanço e que a nossa imaginação possa alcançar.

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Brasil: de empresa internacionalizada a uma sociedade biocentrada

Por Leonardo Boff Há interpretações clássicas sobre a formação...

Um ano após eleição de Obama, realidade se opõe às promessas de mudança

Fonte: G1 - Há um ano, democrata derrotava John McCain...

Fall in love é o Amor – Por Cidinha da Silva

Precisei me retirar das redes sociais. É que o...

Sakamoto – Após morte de jovem de Wendel Junior, MPT quer processar Vasco por trabalho infantil

de Leonardo Sakamoto O Vasco vai enfrentar o Fluminense,...

Geledés e Alana lançam pesquisa sobre municípios que colocam a Lei 10.639/03 em prática

Em Diadema (SP), após um ano de implementação da Lei 10.639/03, que há 20 anos alterou a LDB e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...
-+=