Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Enviado por / FonteDo Afirmativa

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares se unem em uma campanha para amplificar a voz de Mirtes Renata Souza, mãe do menino Miguel. Entre as integrantes da campanha estão Lia de Itamaracá, Erika Januza, Mariana Ximenes e Angélica. Elas participam de um vídeo usando blusas com frases ditas por Mirtes.

Miguel morreu no dia 2 de junho após cair do nono andar de um prédio em Recife. A ex-patroa da mãe dele, Sarí Corte Real, foi indiciada por abandono de incapaz seguido de morte. Há o temor de que o poder financeiro e a influência política de Sarí influenciem no julgamento do caso.

“A fala de Mirtes precisa ser ouvida. Ela quer Justiça por amor ao filho. Essa narrativa tem o poder de mover as estruturas”, destaca a artista plástica Mana Bernardes. Ela é responsável pela concepção artística da camiseta usada pelas artistas (caligrafia e cores – azul cobalto e branco – que remetem à fé católica da família de Miguel).

”Muito grata a todos que estão participando da campanha, que vai fortalecer a nossa batalha e nossa busca de Justiça por Miguel”, afirma Mirtes, que na semana passada sofreu ataques virtuais por conta de ação cível em que pede indenização da família Corte Real.

O vídeo da campanha será disponibilizado nas redes sociais e foi realizado conjuntamente pela Articulação Negra de Pernambuco, Mana Bernardes e a família de Miguel, em parceria com o Gabinete Assessoria Jurídica Organizações Populares (Gajop), o Coletivo Negritude do Audiovisual em Pernambuco e outros movimentos sociais.

“A forma como a vida de Miguel foi ceifada é mais um exemplo das consequências das profundas desigualdades que marcam o Brasil. Todas as pessoas precisam pensar sobre isso e se posicionar”, defende Mônica Oliveira, da Articulação Negra de Pernambuco (Anepe).

Nesta quarta, às 18h, o facebook da Anepe transmite uma live de lançamento da campanha com a participação de Mirtes e apoiadores.

Foto em destaque: Reprodução/ Afirmativa

Leia também: 

Caso Miguel: Justiça de PE prorroga prazo para ex-patroa apresentar defesa

+ sobre o tema

Serra e Dilma desistem de ir ao São João após mortes

Por: ANA FLOR e BRENO COSTA   Assessores do...

Eu não sou Charlie, je ne suis pas Charlie

Há muita confusão acerca do atentado terrorista em Paris,...

Quem é este homem que votou no Donald Trump? Quando o saco destila ódio

Quem é este homem que votou no Donald Trump? Sim...

Sob Obama, 3/4 dos latinos aprovam EUA

Por: FLÁVIA MARREIRO Pesquisa do Latinobarómetro indica que opinião positiva...

para lembrar

A travessia no barco da coragem

Após o assassinato brutal de George Floyd, no dia...

Policial que matou George Floyd é condenado a mais de 20 anos de prisão em corte federal

O ex-policial branco Derek Chauvin foi condenado pela Justiça federal dos Estados...

“Prendam os suspeitos de sempre”

Conrad Zdierak, à esquerda, usava máscara de um afro-americano...

Segunda mãe: “Matando, esculachando, batendo, xingando, forjando”

Por Tatiana Merlino, do Rio de Janeiro, especial para...

Uma pessoa negra foi morta pela polícia a cada 4 horas em 2022, indica boletim

A cada quatro horas, uma pessoa negra foi morta pela polícia brasileira ao longo de 2022. É o que indica o relatório “Pele Alvo:...

PM que negou ajuda a jovem negro ameaçado em SP responderá criminalmente

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) identificou a policial militar que aparece em imagens recusando ajuda a um jovem negro que...

Homem armado ameaça jovem negro em SP, e policial se recusa a agir por estar ‘de folga’

Um homem ainda não identificado agrediu e ameaçou com uma pistola um jovem no portão de acesso do parque da Juventude, ao lado da...
-+=