Diminui proporção de mães adolescentes, segundo o IBGE

Fonte: Folha de São Paulo –

 

As adolescentes brasileiras estão tendo menos filhos. É o que revela a Síntese de Indicadores Sociais 2009, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa mostra que 6,3% das adolescentes de 15 a 17 anos já eram mães no ano passado. Em 1998, essa condição era verificada em 7,6% da população feminina nesta faixa etária.

 

Na região Sul, 4% dessas adolescentes tinham filhos em 2008, ante proporção de 8,5% em 1998. Foi o maior movimento de redução verificado pelo IBGE. No Norte do país, 10,5% das adolescentes de 15 a 17 anos eram mães no ano passado, resultado estável em relação a 1998.

 

Entre 1998 e 2008, caiu o percentual das mães adolescentes classificadas como cônjuges (de 39,8% para 31,5%) e aumentou as que se declaram são filhas ou outro parente da pessoa de referência do domicílio (de 57,9% para 62,9%).

 

Trabalho


Em relação ao mercado de trabalho, houve aumento na proporção de mulheres de 20 a 24 anos empregadas. Em 1998, representavam 38,1% do total, chegando a 42,1% dez anos depois. Entre os homens, o avanço foi menor –de 63,6% para 64,7%.

 

O rendimento dos jovens trabalhadores aumentou entre 1998 e 2008. No grupo de 16 a 24 anos, aumentou de 38,1% para 49,1% o percentual daqueles que ganhavam mais de um salário mínimo em 2008.


Jovens na universidade


A Síntese revela também que dobrou –de 6,9% para 13,9%– a proporção de jovens matriculados na universidade entre 1998 e 2008, na faixa de 18 a 24 anos. O IBGE ressalta que, mesmo assim, esse nível é baixo quando comparado a países como França, Espanha e Reino Unido, onde a proporção é superior a 50%, ou mesmo na América Latina, como no Chile, onde 52% da população de 18 a 24 está cursando o ensino superior.

Matéria original

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=