Dinamarca inaugura primeira estátua em homenagem às mulheres negras

Mary Thomas tornou-se a primeira mulher negra a ser representada numa estátua na Dinamarca. A obra é da autoria da artista plástica La Vaughn Belle.

Do Zap

Dona de uma pequena minoria de homens e mulheres negros, a Dinamarca foi palco de uma atitude inspiradora. Com o objetivo de honrar o legado de Mary Thomas, uma artista plástica ergueu uma estátua com mais de sete metros de altura da .

Também conhecida por “Queen Mary”, esta foi uma das três mulheres eternizadas como rainhas que, em 1878, lideraram o movimento batizado de “Fireburn” nas Ilhas Virgens Americanas, na altura comandadas pelo país dinamarquês.

Considerada a maior revolta trabalhista da história da Dinamarca, o acontecimento resultou na destruição de 50 plantações de cana-de-açúcar, a maioria delas nas cidades de Frederiksted e St. Croix.

A revolta aconteceu em função de uma lei que, além de ignorar o fim da escravidão, impedia que os trabalhadores negros das plantações pudessem negociar melhores salários.


Inspirada na famosa fotografia do líder e co-fundador do Partido dos Panteras Negras, Huey P. Newton, o monumento agora inaugurado em Copenhaga retrata Mary Thomas sentada num trono com uma tocha numa mão e uma ferramenta usada para cortar cana-de-açúcar na outra.

A estátua passa uma sensação de imponência e liderança e é a primeira de uma mulher negra num país dominado por figuras brancas. O trabalho é da autoria da artista plástica La Vaughn Belle, nascida em Trinidad e Tobago, que garante que “o projeto chega ao país para transformar a memória e o pensamento coletivo na Dinamarca”.

A inauguração simbólica marcou o encerramento da celebração anual para recordar a venda das Ilhas Virgens aos EUA em março de 1917 por cerca de 25 milhões de dólares.

A Dinamarca proibiu oficialmente o tráfico de escravos em 1792, contudo, a medida foi ignorada até meados de 1848. Apenas onze anos depois teve um ponto final, muito por causa da revolta comandada por Mary Thomas.

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=