Dinamarca inaugura primeira estátua em homenagem às mulheres negras

Mary Thomas tornou-se a primeira mulher negra a ser representada numa estátua na Dinamarca. A obra é da autoria da artista plástica La Vaughn Belle.

Do Zap

Dona de uma pequena minoria de homens e mulheres negros, a Dinamarca foi palco de uma atitude inspiradora. Com o objetivo de honrar o legado de Mary Thomas, uma artista plástica ergueu uma estátua com mais de sete metros de altura da .

Também conhecida por “Queen Mary”, esta foi uma das três mulheres eternizadas como rainhas que, em 1878, lideraram o movimento batizado de “Fireburn” nas Ilhas Virgens Americanas, na altura comandadas pelo país dinamarquês.

Considerada a maior revolta trabalhista da história da Dinamarca, o acontecimento resultou na destruição de 50 plantações de cana-de-açúcar, a maioria delas nas cidades de Frederiksted e St. Croix.

A revolta aconteceu em função de uma lei que, além de ignorar o fim da escravidão, impedia que os trabalhadores negros das plantações pudessem negociar melhores salários.


Inspirada na famosa fotografia do líder e co-fundador do Partido dos Panteras Negras, Huey P. Newton, o monumento agora inaugurado em Copenhaga retrata Mary Thomas sentada num trono com uma tocha numa mão e uma ferramenta usada para cortar cana-de-açúcar na outra.

A estátua passa uma sensação de imponência e liderança e é a primeira de uma mulher negra num país dominado por figuras brancas. O trabalho é da autoria da artista plástica La Vaughn Belle, nascida em Trinidad e Tobago, que garante que “o projeto chega ao país para transformar a memória e o pensamento coletivo na Dinamarca”.

A inauguração simbólica marcou o encerramento da celebração anual para recordar a venda das Ilhas Virgens aos EUA em março de 1917 por cerca de 25 milhões de dólares.

A Dinamarca proibiu oficialmente o tráfico de escravos em 1792, contudo, a medida foi ignorada até meados de 1848. Apenas onze anos depois teve um ponto final, muito por causa da revolta comandada por Mary Thomas.

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.