Direitos humanos na tela

Fonte: Brasil de Fato-
Por Michelle Amaral da Silva

Abertura da 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul acontece na segunda-feira (05), em São Paulo. Além da capital paulista, outras 15 cidades recebem o evento

 

 

Dezesseis capitais brasileiras receberão, entre os dias 5 e 11 de novembro, a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

A abertura da mostra acontecerá na segunda-feira, no CineSesc em São Paulo, às 20h, com a exibição de “Unidade 25”, de Alejo Hojiman e “Corais, a Cidade Reiventada”, de Inês Cardoso.

Com 39 títulos na programação, a mostra itinerante apresenta produções recentes de países sulamericanos, que abordam questões referentes aos direitos humanos como preconceito racial, diversidade sexual, proteção da criança e do adolescente, saúde mental, tortura e trabalho escravo, entre outros.

Entre os destaques está o documentário “O Cavaleiro Negro”, que resgata o heroísmo de Harald Edelstam, embaixador sueco em Santiago do Chile durante o golpe militar contra Salvador Allende, e o documentário “Garapa”, de José Padilha, que trata sobre a questão da erradicação da fome e da extrema pobreza no país.

Além da capital paulista, a mostra passará por Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Teresina.

A 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras e produção da Cinemateca Brasileira, com apoio do SESC/SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores. Todas as exibições tem entrada franca.

A programação do evento e os locais de exibição podem ser conferidos na página da Mostra, http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2009/index.php.

 

Matéria original

+ sobre o tema

Das 163 recomendações feitas pela ONU, Brasil cumpriu apenas uma

O Brasil cumpriu apenas uma das 163 recomendações formuladas...

Mais um líder guajajara é morto em terra indígena no Maranhão

O governo do Estado do Maranhão confirmou nesta terça-feira...

Os povos indígenas no Canadá lutam com ‘perda inimaginável’.

Tradução: Sara Wagner YorkRestos de 215 crianças indígenas foram...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=