Diretores negros fazem história em lista de filmes mais lucrativos de 2018

O movimento de diversidade e inclusão em Hollywood deu resultados em 2018, quando 14% dos 100 filmes mais lucrativos do ano nos Estados Unidos foram dirigidos por cineastas negros, de acordo com estudo da USC Annenberg Inclusion Initiative. O número é 270% maior do que no ano passado.

Do Jovem Pan

“Pantera Negra”, de Ryan Coogler, foi um dos 100 filmes mais lucrativos de 2018 nos Estados Unidos (Cena do filme Pantera Negra)

Alguns dos filmes que entraram na lista foram “Pantera Negra“, de Ryan Coogler, “Infiltrado na Klan”, de Spike Lee, e “Creed II”, de Steven Caple Jr. Além de sucessos comerciais, os longas também agradaram a crítica, tanto que os dois primeiros concorrem ao Globo de Ouro de melhor filme de drama neste domingo (6).

Outro filme muito importante na lista é “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay. Apesar de não ter sido um grande sucesso comercial, o longa é o primeiro dirigido por uma mulher negra a faturar mais de US$ 100 milhões em bilheteria.

Nem tanta inclusão assim

Por outro lado, as mulheres seguem com pouca representatividade no cinema. Dos 100 filmes mais lucrativos de 2018 nos Estados Unidos, apenas 4 foram dirigidos por mulheres: “Não Vai Dar”, de Kay Cannon, “Sexy por Acidente”, de Abby Kohn, e “Meu Ex é um Espião”, de Susanna Fogel, além de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay.

De 2007 a 2018, só 4,3% dos 1.200 filmes mais lucrativos foram assinados por mulheres. Isso significa que a cada filme dirigido por uma mulher que entra na lista, há outros 22 dirigidos por homens.

Para mulheres que não são brancas, a conta é pior ainda. Desses 1.200 filmes, apenas cinco foram dirigidos por negras, três por asiáticas e só um foi feito por uma diretora latina.

+ sobre o tema

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

Mostra destaca a contribuição de Zózimo Bulbul para a cultura negra

O ator e cineasta Zózimo Bulbul, que morreu em...

Ruth de Souza

Ruth Pinto de Souza (Rio de Janeiro RJ 1930)....

Centro Cultural do Brasil fala sobre cinema africano

  O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...
-+=