Disque Racismo será reformulado

Mudanças no 156 opção 7 buscam dar mais agilidade ao atendimento

O funcionamento do Disque Racismo – 156 opção 7 – vai passar por uma reformulação com o objetivo de dar maior agilidade aos instrumentos de acolhimento e encaminhamento das denúncias, informou o coordenador de Enfrentamento ao Racismo, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), Carlos Alberto Santos de Paulo.

por  no Secretaria de Estado da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos

Segundo ele, a série de ajustes no âmbito interinstitucional busca firmar efetiva parceria com as polícias civil e militar por meio de suas instâncias especializadas, assim como a capacitação dos atendentes e agentes da segurança pública, para responder às demandas tanto no sentido de encaminhamentos de medidas judiciais quanto para os órgãos psicossociais.

“Essas mudanças deverão compor o conjunto de medidas estratégicas para melhorar o atendimento ao público alvo dessa modalidade de crime”, disse Santos.

Ainda segundo ele, a Secretaria está empreendendo esforços no sentido de promover atividades em parceria com o Departamento de Educação e Cultura, órgão formador dos policiais militares, para incluir conteúdos de formação humanista e sobre racismo institucional, visando melhor qualificar os agentes públicos de segurança, em especial a Policia Militar.

Santos lembrou que a PM do DF já dispõe de um protocolo para procedimentos operacionais padrões (POP) que orienta abordagens não racistas, bem como acolhimento de denúncias de práticas de racismo. Esse instrumento, ressaltou, foi elaborado em conjunto com o Ministério Público e teve a participação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da sociedade civil.

O que é – O Disque Racismo, que atende pelo telefone 156 opção 7, é um serviço público coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Tem o objetivo de receber, acolher, acompanhar e monitorar as denúncias de práticas discriminatórias étnico-raciais no DF, além de informar, prestar esclarecimentos e receber sugestões.

É o primeiro serviço desse tipo, em nível nacional, voltado para as populações negra, indígena, cigana e as comunidades tradicionais de matriz africana, visando combater as desigualdades raciais. Além de receber denúncias, o serviço oferece atendimentos jurídico e psicossocial. Esses atendimentos são realizados em parceria com a Defensoria Pública do DF, Ministério Público e a Comissão da Igualdade Racial da OAB-DF.

+ sobre o tema

Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

Os Estados Partes na presente Convenção, considerando que a...

Para fortalecer a luta anti racista, campanha promove 21 dias de ativismo no mês de março

A campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!”...

Em dois meses, Disque Racismo recebeu 3.074 chamadas e encaminhou 29 reclamações ao Judiciário

As denúncias de crimes discriminatórios como injúria racial, racismo...

Cartilha de combate ao racismo será lançada na quinta (26)

Publicação trata sobre o racismo no futebol, traz artigos...

para lembrar

Sepromi: Folião vítima de racismo ou intolerância religiosa terá apoio de centro da Sepromi

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado...

Canal 138 receberá denúncias contra o racismo

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da...

Governo vai criar o disque racismo

O governo Federal vai criar um serviço de disque...
spot_imgspot_img

Sepromi: Folião vítima de racismo ou intolerância religiosa terá apoio de centro da Sepromi

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) prestará atendimento jurídico, social e psicológico a vítimas de racismo e intolerância religiosa, por...

Governo vai criar o disque racismo

O governo Federal vai criar um serviço de disque racismo para receber denúncias sobre o crime de racismo, o Disque Igualdade Racial. O anúncio...

Canal 138 receberá denúncias contra o racismo

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros anunciou nesta sexta-feira (20), em entrevista coletiva, às 12h, no...
-+=