Diversidade étnica e religiosa na causa dos conflitos em África

A diversidade étnica e religiosa em alguns países africanos tem sido o factor fundamental para o surgimento de conflitos e tensões internas, afirmou sábado, em Windhoek, capital da Namíbia, o secretário Geral do MPLA, Julião Mateus Paulo” Dino Matross”.

O politico, que discursava hoje na reunião do núcleo africano da Internacional Socialista, que decorre desde 29 do mês em curso em Windhoek, sublinhou que esta conclusão é evidente se tivermos em conta que alguns movimentos rebeldes são por norma criados e definidos em termos étnicos e religiosos.

A preponderância de conflitos está igualmente relacionada com a partilha injusta das riquezas naturais, com altos níveis de pobreza, colapso das instituições políticas e dependência económica dos recursos naturais, disse.

Muitos destes conflitos tendem alastrar-se para os outros países vizinhos, promovendo a disseminação de armamento, o fluxo migratório, o mercado negro e o terrorismo, pondo em perigo a segurança, a estabilidade regional e mundial.

Julião Paulo” Dino Matross” explicou que muitos dos conflitos existentes em África também são, em boa verdade, instigados e apoiados pelas potências ocidentais, devido a sua política desmedida para criar zonas de influência e, sobretudo, na procura dos recursos naturais estratégicos que abundam em vários países africanos.

A paz não significa apenas ausência de guerra, conflitos e tensões, mas uma condição de vida em sociedade, na qual não exista instabilidade e que se proporcionam ampla liberdades e garantias que permitam o desenvolvimento das potencialidades humanas.

Adiantou que a preservação deste bem só é possível quando existe vontade política das partes em conflito, de resolver as suas diferenças.

O encontro, que terminou sábado, contou com 40 agremiações políticas africanas está analisar questões como Paz e a resolução dos conflitos no continente africano, crise politica que afecta alguns países de Africa e no médio oriente, bem como assuntos ligado a boa governação no continente berço e as eleições previstas para 2011 e 2012 em 18 países africanos.

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...

Hollande leva a Merkel plano de novo pacto para tirar UE da crise

  O novo presidente francês, François Hollande, tomou...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=