Mulher Negra

Djamila Ribeiro É a 1ª Brasileira a Lecionar no MIT em Programa Que Homenageia Martin Luther King

A filósofa, escritora e professora Djamila Ribeiro foi convidada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) — que lidera o ranking das melhores universidades do mundo — para lecionar como professora visitante no programa Dr. Martin Luther King Jr.

Djamila será a primeira brasileira a participar do programa, criado em 1991. Suas atividades na universidade começam no próximo semestre, com contrato inicial de pelo menos um ano, que poderá ser estendido para até dois anos, caso ela deseje. “Poder viver isso é uma grande conquista que abraço com muita gratidão”, compartilhou a professora em suas redes sociais.

Segundo o MIT, o programa de professores e acadêmicos visitantes Dr. Martin Luther King Jr. tem como objetivo valorizar e reconhecer as contribuições de acadêmicos de destaque. A cada ano, entre 10 e 15 profissionais são selecionados, sempre indicados por membros do corpo docente. “Quando o professor Joaquin Terrones me perguntou se eu aceitava a indicação do meu nome, pelo Departamento de Estudos de Mulheres e Gênero, aceitei prontamente”, contou Djamila. “Para minha felicidade, mais três departamentos endossaram meu nome: Filosofia, Literatura e Arquitetura e Urbanismo.” Na votação do colegiado, sua indicação foi aprovada por unanimidade.

Graduada e mestre em filosofia política pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Djamila Ribeiro ganhou projeção nacional ao escrever obras como “Lugar de Fala”, “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?”, “Pequeno Manual Antirracista” e “Cartas para minha Avó”, que já venderam mais de 1 milhão de exemplares. A professora também ocupa uma cadeira na Academia Paulista de Letras desde 2022 e já venceu o prêmio Jabuti na categoria de ciências humanas.

Geledés Instituto da Mulher Negra

Share
Published by
Geledés Instituto da Mulher Negra

Recent Posts

Rapper Panikinho assume a gestão da Casa de Cultura Municipal de Hip-Hop Leste

Na última sexta-feira, 13 de junho de 2025 — data simbólica dedicada a Exu, o…

9 horas ago

Trajetória do primeiro Rei Momo negro do carnaval de SP evidencia pluralidade de mundos artísticos e urbanos negros

O primeiro Rei Momo negro do carnaval paulistano, Henrique Felippe da Costa, o Henricão, teve…

11 horas ago

Programa Raízes abre inscrições para qualificação profissional

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de qualificação profissional em assistente de serviços…

2 dias ago

O que emergirá do tribalismo do ressentimento?

O ressentimento tem encontrado terras férteis em ambientes marcados por mobilidade social limitada, disputas por…

2 dias ago

Enem 2025: prazo para pagamento da inscrição é ampliado até 27 de junho

Quem ainda não pagou a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)…

2 dias ago

‘O samba está de luto’: as homenagens de artistas e políticos a Bira Presidente

A morte de Bira Presidente, na noite deste sábado (14), aos 88 anos, causou comoção no…

3 dias ago