Do ‘cor de pele’ ao ‘nude’ (ou o mundo que queremos ser)

Todos nós, em algum momento do jardim de infância, aprendemos que, para colorir um desenho de uma pessoa, usa-se o lápis cor-de-pele, o ilustríssimo. Alguma coisa entre rosa e laranja, ou salmão, ou bege, ou creme, ou tudo isso ao mesmo tempo, que seria o tom perfeito para pintar bochechas, pernas e barriga, afinal, é a cor que representa a pele das pessoas.

Mas, de quais pessoas? Aqui, no nosso país (aliás, aqui, nos trópicos), esse cor-de-pele deve representar menos de 10% da população. Isso porque, de acordo com o último censo de IBGE, de 2010, 51% da população do país é preta ou parda. Vale ressaltar que essa porcentagem se dá por autodeclaração. Como muita gente com sangue negro em algum lugar da sua ascendência costuma se achar muito branco, se formos acompanhar a genealogia, geral é afrodescendente.

Quem não é negro, pode ser asiático, indígena, ibérico ou, no mínimo, ter a pele queimada de sol, já que, no Brasil, estamos no verão o ano inteiro.

Nesse caso, sobra quem para pintar com o lápis cor-de-pele?

Daí que, numa dessas altas cúpulas da moda, onde meia dúzia de pessoas iluminadas decidem o que vamos comprar na feirinha do Brás – como bem explicou Miranda Priestly, em O Diabo Veste Prada, sobre o casaco azul cerúleo de sua assistente, Andy – criaram o termo nude. Nude é uma corzinha meio rosa, meio bege, meio salmão, meio laranja, meio creme, que, quando usada, sugere a nudez, já que a cor do tecido ou da maquiagem ou do calçado imita a cor da pele. Mas, cor da pele de quem?

Com o cor-de-pele, sugerimos às crianças, desde cedo, qual a cor certa para a pele das pessoas. Azar o delas se não forem rosadinhas. Pelo menos, assim, já começam desde a creche a entender o seu lugar. Aos adultos, apenas reforçamos as sutis marteladas racistas, daquelas que nos fazem nos apaixonar apenas por pessoas brancas ao longo da vida e crer que isso é, meramente, gosto pessoal. Que nos fazem criar artigos e listas como essa e chamá-las de negras mais gatas, enquanto que uma similar com mulheres brancas, fala apenas em mulheres bonitas.

Não ouso dizer que o lápis cor-de-pele é a causa de todo o racismo impregnado. Seria ingenuidade. Mas é mais uma das centenas de artimanhas ardilosas para fazer com que o branco seja sempre tão melhor, tão superior, tão ‘normal’, que sequer discutimos, sequer questionamos. Apenas reproduzimos caninamente como se aquilo estivesse ali desde sempre, e fosse sempre permanecer no mesmo lugar, sem escapatória.

A luta pela eliminação do racismo e todas as formas de opressão é lenta, diária, ostensiva, e se dá nos pequenos detalhes. Inseridos em contextos racistas, não há como estarmos isentos de cometê-lo. Mas o que diferencia a cada um de nós é estar alerta, reconhecer privilégios, olhar o outro com respeito, carinho, e tentar ensinar às nossas crianças como fugir dessas armadilhas, tão danosas, tão sutis e tão devastadoras. Se são elas as responsáveis pelo mundo que queremos ser daqui há alguns anos, é nossa responsabilidade mostrar onde falhamos e dar a elas condições de consertar nossos erros.

Ainda há tempo. Não é tarde demais!

lc360 l

lapis

Por: Por Zaíra Pires

Zaíra Pires é jornalista em busca de uma colocação profissional decente na cidade de São Paulo. Está no twitter como @souminha e no facebook.com/souminha

Fonte: Blogueiras Negras

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=