Documentário sobre racismo é vetado por canal austríaco

Documentarista Teddy Podgorski Jr. disse ter ficado surpreso com a decisão, pois o filme havia sido recebido ‘com muito entusiasmo’ pela produção do canal.

Do G1 

Angelo Soliman (graysuede)

A televisão austríaca ORF, muitas vezes criticada pela extrema direita que governa atualmente o país, decidiu anular, de última hora, um documentário sobre o racismo vivido pelos negros em Viena.

Intitulado “Negros em Viena, de Soliman a Alaba”, fazendo referência a Angelo Soliman, escravo que ficou conhecido em Viena em 1720 por ser uma “atração em parques de diversões” e David Alaba, zagueiro austríaco do Bayern de Munique, o documentário revela os “preconceitos profundamente enraizados” enfrentados diariamente pelos negros moradores da capital austríaca.

Previsto para ir ao ar neste sábado (4), o documentário foi retirado da grade da programação “sem nenhuma explicação”, contou aos jornais Der Standard e Die Presse o documentarista, Teddy Podgorski Jr. Ele afirmou que ficou surpreso, pois o filme, de 25 minutos, havia sido recebido “com muito entusiasmo” pela produção do canal.

“Divulgar mentiras”

O cancelamento acontece sete meses após a chegada ao poder do vice-chanceler de extrema direita Heinz-Christian Strache, que desde que entrou no governo multiplicou seus ataques contra o ORF, acusando o canal de divulgar “mentiras”.

Em um comunicado, a ORF afirmou que o documentário será “remanejado”, por não “corresponder ao que havia sido pedido, tanto em termos técnicos quanto em termos de conteúdo”.

O documentário iria ser transmitido no programa “Österreich Bild” (em português, “imagem da Áustria”). No lugar, será divulgada uma matéria sobre bares típicos da capital austríaca.

+ sobre o tema

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...

“Preto folgado” Cliente é vítima de racismo ao tentar trocar pen drive

Zenildo Silva, de 35 anos, registrou um boletim de...

O Que Fazer Pela Equidade Racial Hoje – Artigo III

O Brasil tem uma desigualdade renitente porque não deseja...

para lembrar

Brasil é processado por chacinas que mataram 26 em corte internacional

Vinte anos após chacinas no Complexo do Alemão, ninguém...

CCJ aprova cotas para negros em concursos públicos

Texto do Poder Executivo segue agora para análise do...

Escalada homicida

Durou pouco, quase nada, o armistício na segurança pública...
spot_imgspot_img

A invenção do ‘fato isolado recorrente’

Que brasileiro é criativo todo mundo sabe. Em geral, somos mestres em jogo de cintura. Afinal, para a maior parcela da população, sempre foi...

É preciso evitar que barbárie de SP se espalhe

Não só as estatísticas, mas a sucessão de casos isolados (no plural) escancara a política de segurança do governador bolsonarista de São Paulo. Faz oito...

Mulher é acusada de cometer racismo religioso durante evento em hotel na Barra da Tijuca

Uma mulher foi encaminhada à 16ª DP (Barra da Tijuca) após ser acusada de racismo religioso em um hotel da Barra da Tijuca, Zona...
-+=