Documentário sobre racismo é vetado por canal austríaco

Documentarista Teddy Podgorski Jr. disse ter ficado surpreso com a decisão, pois o filme havia sido recebido ‘com muito entusiasmo’ pela produção do canal.

Do G1 

Angelo Soliman (graysuede)

A televisão austríaca ORF, muitas vezes criticada pela extrema direita que governa atualmente o país, decidiu anular, de última hora, um documentário sobre o racismo vivido pelos negros em Viena.

Intitulado “Negros em Viena, de Soliman a Alaba”, fazendo referência a Angelo Soliman, escravo que ficou conhecido em Viena em 1720 por ser uma “atração em parques de diversões” e David Alaba, zagueiro austríaco do Bayern de Munique, o documentário revela os “preconceitos profundamente enraizados” enfrentados diariamente pelos negros moradores da capital austríaca.

Previsto para ir ao ar neste sábado (4), o documentário foi retirado da grade da programação “sem nenhuma explicação”, contou aos jornais Der Standard e Die Presse o documentarista, Teddy Podgorski Jr. Ele afirmou que ficou surpreso, pois o filme, de 25 minutos, havia sido recebido “com muito entusiasmo” pela produção do canal.

“Divulgar mentiras”

O cancelamento acontece sete meses após a chegada ao poder do vice-chanceler de extrema direita Heinz-Christian Strache, que desde que entrou no governo multiplicou seus ataques contra o ORF, acusando o canal de divulgar “mentiras”.

Em um comunicado, a ORF afirmou que o documentário será “remanejado”, por não “corresponder ao que havia sido pedido, tanto em termos técnicos quanto em termos de conteúdo”.

O documentário iria ser transmitido no programa “Österreich Bild” (em português, “imagem da Áustria”). No lugar, será divulgada uma matéria sobre bares típicos da capital austríaca.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=