sexta-feira, janeiro 27, 2023
InícioSem categoriaDocumentário vai mostrar preconceito contra cabelo afrodescendente

Documentário vai mostrar preconceito contra cabelo afrodescendente

Universitários de Curitiba (PR) estão procurando mulheres que já ouviram comentários pejorativos em relação ao cabelo afro para participar do documentário “Qual é o Pente Que Te Penteia?”.

Definido como uma produção universitária independente, o documentários, segundo a produção, tem como objetivo “mostrar a relação da mulher afrodescendente com o seu cabelo”.

“A ideia é traduzir a diversidade, as peculiaridades da afrodescendência, ressaltando esse elemento forte, que é o cabelo. Uniremos as imagens aos depoimentos das mulheres a respeito de episódios em que foram vítimas de comentários de origem racista”, ressaltam.

A produção está à procura de mulheres afrodescendentes que: já ouviram comentários pejorativos em relação ao seu cabelo afro; cresceram duvidando do próprio potencial de beleza em função de uma incorporação do comportamento racista ainda presente na sociedade; compreendem a intensidade do simples ato de soltar os cabelos e como isso pode reforçar a sua identidade e que queiram contar seus relatos.

Se a candidat se identifica com pelo menos um destes tópicos ou tem outro ponto interessante a ser sugerido e compartilhado, deve mandar email para [email protected] ou preencher formulário no site http://opentequetepenteia.wix.com/opentenquetepenteia

 

As gravações estão previstas para o mês de outubro em Curitiba, em horários que serão agendados previamente com as voluntárias. Se a mulher mora em outra cidade ou outro estado, deverá entrar em contato para obter informações de como fazer pra participar.

 

Descubra qual é o seu tipo de cabelo crespo

Fonte: Correio Nagô

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench