Preconceito e discriminação persistem em MT

 

Grupo de Apoio ao Soro Positivo (Gasp) Corações Amigos denuncia que o preconceito e a discriminação ainda são as grandes batalhas a serem travadas. “O preconceito ainda é muito grande, tenho conhecidos que foram demitidos porque falaram para o patrão ou colega que eram soropositivos. O pior é que como a grande maioria tem medo de se expor, acabam não denunciando a situação com medo que a imagem possa ser manchada perante a sociedade”, disse Kátia. 

Na mesma proporção que ainda existe muito preconceito, existe também uma falta de informação, o que leva as pessoas a pararem de levar a doença a sério. “A Aids é uma doença que não tem classe, gênero ou cor. Ela sequer tem rosto.” 

“Muitos deixam de se proteger por achar que a Aids tem o tratamento tudo bem. O que eles não sabem é que o tratamento é pesado, não são todos os organismos que se adaptam e existem diversos efeitos colaterais fortíssimos. Como diarreia, vômitos, possibilidade de contrair diabetes, lipodistrofia e muitos outros. Algumas pessoas não conseguem aguentar e largam o tratamento, o que é ainda mais maléfico, outros chegam a morrer durante o processo”. 

A pesquisa do Unais apontou o Brasil como o país com o maior orçamento nacional para o combate à doença entre os emergentes. Por ano, o governo investe mais de US$ 745 milhões, enquanto a China, que tem uma população seis vezes maior, investe apenas US$ 497 milhões. Apesar do investimento, a Unaids alerta que o país ainda corre o risco de não atingir algumas das metas mundiais até 2015. 

Segundo o estudo, a epidemia de Aids foi globalmente interrompida e revertida, o que aproxima o mundo do cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio número 6 (ODM-6), sobre o combate à Aids. (GN) 

 

Fonte: Diário de Cuiabá

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=