Doméstica terá os mesmos direitos de outros trabalhadores

Empregado terá aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-doença

As empregadas domésticas passarão a ter os mesmos direitos dos outros trabalhadores brasileiros. Entre os benefícios a que elas terão acesso estão aposentadoria por idade e invalidez, auxílio-doença, salários família e maternidade e o pagamento de pensão por morte.

A definição surgiu de uma convenção da Comissão de Proteção Social da OIT (Organização Internacional do Trabalho), segundo comunicado na última segunda-feira (13) do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Ele participa da 100ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça.

Pelo acordo, os empregados domésticos de todos os países deverão ter os mesmos direitos de outros funcionários. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que também está na reunião na Suíça, elogiou a mudança.

– Essa é uma das categorias profissionais historicamente mais negligenciadas do mundo do trabalho. Essa convenção representará sem dúvida um importante passo à frente nesta trajetória. A trabalhadora e o trabalhador doméstico encontram-se expostos a um sem número de vulnerabilidades, abusos e discriminações. Queremos apoiar a adoção de uma norma que estenda aos trabalhadores domésticos o direito a uma vida digna com trabalho decente. O compromisso do Brasil com o fortalecimento da proteção social e a extensão da sua cobertura aos grupos mais vulneráveis é uma luta permanente.

Existem hoje no Brasil, segundo um recente estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 6,2 milhões de empregados domésticos. Só na cidade de São Paulo, são 770 mil.

O trabalho doméstico remunerado se tornou, nos últimos anos, na porta de entrada das mulheres no mercado de trabalho. A ocupação é caracterizada pela baixa remuneração, ausência de formalização e excesso de trabalhadores negros.

A desvalorização se traduz na ausência dos direitos trabalhistas, com a grande maioria dos trabalhadores atuando sem qualquer amparo legal. Em 2008, somente 25,8% das domésticas possuíam carteira de trabalho assinada e 29,3% contribuíam para a Previdência Social.

A baixa formalização dos trabalhadores domésticos também colabora para remuneração inferior ao salário mínimo. Em 2008, a renda média mensal era de R$ 350,77, abaixo do piso então vigente, de R$ 415.

Se for considerado ainda o trabalho no lar, as domésticas têm uma jornada de 63,9 horas, ou seja, quase três dias na semana dedicados somente ao ofício. Segundo dados do Ipea, as mulheres gastam 23,9 horas semanais com cuidados da casa, fora o tempo despendido no trabalho formal.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Afrorismos

CONTRA A NEGAÇÃO conta a negra ação Enviado por Lelê Teles via...

Presidente Dilma Rousseff suspende pagamento dos convênios com ONGs por 30 dias

A presidente Dilma Rousseff determinou uma devassa nos contratos...

Ailton Aquino é o primeiro homem negro na diretoria do Banco Central

Após aprovação no Senado, o advogado Ailton de Aquino...

Senado aprova reforma da saúde de Obama

Legislação histórica dá seguro médico a mais de 30...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=