DOSSIÊ “Violências na Universidade: discriminações e suas manifestações”

CHAMADA PARA ARTIGOS – EDIÇÃO ESPECIAL PRAZO PRORROGADO.

 

Por palavras ou ações físicas, a violência tem se alastrado e proliferado no campo acadêmico brasileiro. Humilhações, discriminações e agressões estão fazendo parte do cotidiano de milhares de alunos e profissionais em universidades brasileiras, quer seja por classe social, cor ou etnia, sexo, gênero ou sexualidade. Até que ponto o preconceito tem afetado direta e indiretamente aqueles que permeiam pelas universidades brasileiras? Até onde a intolerância tem sido à força de ataques covardes e cruéis? Como a universidade brasileira vem se transformando em um público apático perante demonstrações de preconceito social, machismo, racismo e homofobia em pleno século XXI?

A Revista Três Pontos faz saber que está aberta ao recebimento de artigos para avaliação e publicação em sua edição especial, que teóricos e/ou empíricos reflitam sobre as expressões de machismo, racismo, homofobia e outras formas de preconceito enfrentadas em universidades brasileiras. Esse dossiê surge como uma resposta acadêmica as diversas experiências de discriminações e violências existentes em universidades no Brasil. Acreditamos que a produção e divulgação de conhecimento científico é uma forma de intervir na sociedade. A data-limite para envio de trabalhos para esse dossiê é o dia 07/10/2013.

As seguintes normas devem ser observadas:

I- O autor deve estar matriculado em algum curso de graduação ou ser formado há, no máximo, seis meses. Ao enviar o trabalho, deve fornecer também imagem de documento que ateste seu vínculo no ensino superior, como comprovante de matrícula ou diploma.

II- O autor deve especificar no assunto do e-mail que está submetendo seu artigo ao dossiê “Violências na Universidade: discriminações e suas manifestações”.

III – O trabalho deve estar em formato “.doc”; caso o autor o encaminhe em outro formato, o artigo será desconsiderado.

IV- O trabalho deve ser inédito (nunca ter sido publicado), sendo a originalidade do mesmo determinante para sua inclusão no periódico.

V- A norma culta da língua portuguesa deve ser respeitada, e os aspectos mais técnicos e especializados deverão se limitar ao essencial.

VI- A Revista Três Pontos publica trabalhos apenas da área das ciências humanas. Artigos de outras áreas serão desconsiderados.

VII- Os artigos deverão ter entre 4.000 e 8.000 palavras; as resenhas deverão ser sobre livros e não deverão ultrapassar 3.000 palavras; aceitamos também ensaios ligados às áreas sociais e afins. Trabalhos fora destes limites serão desconsiderados.

VIII- Todos os trabalhos submetidos passíveis de serem publicados, que atendam as normas acima, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas anônimos. Apenas com o aceite de ambos o trabalho será incluído em nosso periódico.
IX- Os casos omissos serão definidos pelo Conselho Editorial.

Aceitamos trabalhos em forma de artigos, resenhas e ensaios. Todos os trabalhos submetidos deverão ser enviados ao nosso e-mail, [email protected], que também poderá ser acionado para maiores esclarecimentos.

Em caso de dúvidas ou para maiores informações: [email protected]

+ sobre o tema

Agressão a homossexuais: SP tem 25 denúncias por mês

Em seis meses, foram 153 ligações ao Disque 100...

Por que criar seus filhos de uma forma feminista, segundo Justin Trudeau

“Quero que meus filhos escapem da pressão de um...

Harvard nomeia primeira mulher negra para ocupar presidência

A Universidade de Harvard nomeou, nesta quinta-feira (15), Claudine Gay, reitora...

Audiência mostra principais vítimas de discriminação por identidade de gênero

Negros, jovens e do sexo masculino. Geralmente vítimas de...

para lembrar

Leis contra o aborto não impedem disseminação da prática

Um estudo publicado na revista médica The Lancet contraria...

Primeira vereadora travesti se afasta de cargo após ataques em Piracicaba

Madalena (PSDB) pediu licença da cadeira no Legislativo por...

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade

NILMA LINO GOMES** Resumo Neste trabalho, buscou-se investigar, através de uma...

Carta para Isabela

Filha minha, O menino nasceu e com ele uma mãe,...
spot_imgspot_img

Que a condenação dos assassinos de Marielle e Anderson seja um marco

"Hoje é o início de uma nova era. Hoje é o início do fim da impunidade. Marielle deixou um legado pra gente, que é...

‘Justiça para todo um país’

Diante de mais de vinte horas de duração de julgamento, memórias e lembranças dolorosas vieram à tona daquela fatídica noite do 14 de março...

Zezé Motta recebe título de Doutora Honoris Causa da Fiocruz

A atriz Zezé Motta recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela foi a primeira artista a receber a honraria máxima...
-+=