Dove britânica é acusada de racismo em campanha

Na sequência de fotos divulgada na página britânica da Dove, uma mulher negra, veste uma blusa marrom, que tira para revelar ser uma mulher branca. Tudo ao lado da foto de um sabonete da marca, dando a entender que a moça virou branca após se limpar com ele – o que passaria a mensagem de que a pele negra é suja, enquanto a branca seria limpa.

Reprodução/ Facebook

no Estilo UOL

Internautas ficaram indignados com o anúncio e começaram a protestar. “Eles queriam dizer que era para todas as pessoas, mas acabaram irritando uma parte da população. Nós. Vamos só esperar pelo pedido de desculpas, agora”, comentou uma mulher negra.

Reprodução/ Facebook

E ela estava certa. Logo o anúncio foi tirado do ar e a Dove publicou em seu Twitter um pedido de desculpas: “Uma imagem que postamos recentemente no Facebook errou ao representar mulheres de cor. Nós nos arrependemos profundamente da ofensa causada”.

Polêmicas anteriores

Reprodução/ Facebook

Entre as manifestações de indignação dos internautas, foi lembrado que em 2011 a empresa foi acusada de racismo por uma campanha com o mesmo teor. A imagem com “antes” e “depois”, também dá a entender que a mulher negra seria o “antes” e a branca o resultado final do uso do produto.

Já em 2015, a Dove foi centro de outra polêmica ao lançar um bronzeador que era recomendado para uso em peles “de normal a escuras”, o que sugere que a pele escura não seria normal.

+ sobre o tema

Ministério Público pede prisão de Sikêra Jr. e multa por crime de racismo

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão e...

As inverdades do jornal

Por Miro Nunes  Ter opinião contra as ações afirmativas...

para lembrar

Baco afirma que racismo se tornou mais rotineiro em sua vida após a fama

Rapper baiano falou sobre muitos assuntos interessantes em nova...

“Só lamento que tenha sido em Manchester e não na Bahia”

Internautas denunciaram, na manhã desta terça-feira (23), o perfil...

EUA: as ilusões do “Poder Negro”

Nunca houve tantos afroamericanos em postos de governo. Mas...
spot_imgspot_img

Elites que se tornaram uma caricatura

Em salões decorados com obras que ninguém sabe explicar e restaurantes onde o nome do chef vale mais que o sabor da comida servida, uma parte da elite...

Festa de São Jorge é a utopia de um Rio respeitoso e seguro

Poucas celebrações são mais reveladoras da (idealizada) alma carioca e, ao mesmo tempo, do fosso de brutalidade em que nos metemos. Todo 23 de...

Belém e favela do Moinho, faces da gentrificação

O que uma região central de São Paulo, cruzada por linhas de trem, a favela do Moinho, tem a ver com a periferia de Belém, sede...
-+=