‘É a vontade de Deus’, diz ex-mulher sobre o estado de saúde de Mandela

Enviado por / FonteDa Tribuna da Bahia 

A ex-mulher de Nelson Mandela visitou no domingo (30) o ícone da luta antiapartheid no hospítal em que ele está internado desde o dia 8 de junho , informou a agência SAPA. Winnie Madikizela-Mandela, que foi casada com o ex-presidente sul-africano de 1958 a 1996, descreveu a sensação de ver seu ex-marido lutando por sua vida em uma entrevista ao canal de TV britânico ITV News.

“É extremamente doloroso vê-lo passar pelo que está passando agora. Mas é a vontade de Deus”, disse Winnie Mandela a ITV. O estado de saúde de Mandela, 94 anos, permanece crítico, mas estável. Ele foi internado no mês passado para tratar, segundo o governo de uma recorrente infecção pulmonar.

A saúde de Mandela se deteriorou há uma semana, com parentes afirmando que sua saúde era “delicada” e “qualquer coisa é iminente”. Mas Zindzi Mandela, uma das filhas do ex-presidente, afirmou a ITV entre suas visitas ao hospital que seu pai está alerta e reconhece quando uma pessoa diferente entra em seu quarto do hospital em Pretória.

Não houve nenhuma atualização oficial do estado de saúde de Mandela desde que o presidente do país, Jacob Zuma, afirmou no sábado que a condição do líder continuava a mesma. No fim de semana, o arcebispo Desmond Tutu disse que os sul-africanos estavam rezando pelo “conforto e dignidade” de Mandela.

Conforme seu estado de saúde piorou, sul-africanos se reuniram em vigílias do lado de fora do hospital, rezando e deixando mensagems ao homem a qual se referem como “tata”, palavra da língua xhosa para pai.

Winnie Mandela descartou quaisquer sugestões de que a família estaria discutindo se desligaria os aparelhos que mantêm Mandela vivo. “Era um absurdo sugerir que precisávamos tomar a decisão de retirar os tubos”, disse.

Mandela se tornou um ícone internacional após suportar 27 anos na prisão por lutar contra o apartheid, sistema de segregação racial adotado no país por décadas. Ele foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, quatro anos depois que foi libertado.

A primeira página do jornal sul-africano Sunday Times no início do mês passado mostrava a manchete: “É hora de deixá-lo partir”, fala de um amigo do ex-presidente dizendo que o momento chegou para os sul-africanos darem adeus ao seu ídolo.

“Uma vez que a família libertá-lo, o povo sul-africano a seguirá. Agradeceremos a Deus por ter-nos dado esse homem, e vamos libertá-lo também”, disse Andrew Mlangeni ao jornal. Mas Zindzi Mandela afirmou a ITV que o que acontece agora está fora das mãos da família.
“Quando as pessoas dizem que a família tem que deixá-lo partir, dizemos: deixar o que? Na verdade, ele está decidindo o que acontece consigo. Isso é entre ele e seu criador. Não tem a ver conosco”, disse.

 

 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...