Subsecretário-geral da ONU é recebido por Mãe Stella

Enviado por / FonteDo Correio Nagô

O subsecretário-geral da ONU e diretor do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o nigeriano Babatunde Osotimehin, foi recebido recentemente por Mãe Stella de Oxóssi, no Ilê Axé Opó Afonjá.

Os dois conversaram em iorubá, língua falada na África Ocidental. Na conversa, a ialorixá de 88 anos contou que é neta de africanos, falou sobre o candomblé e apresentou ainda o terreiro ao visitante e o convidou para sua posse na Academia de Letras da Bahia, em setembro.

O diplomata não só mostrou ter conhecimentos sobre a religião dos orixás como revelou que é filho de Oxum. Ele veio a Salvador a convite do governador Jaques Wagner e já voltou para Nova York.

Com Wagner, o Subsecretário-geral da ONU discutiu o fortalecimento do acordo de cooperação técnica entre o UNFPA e o estado da Bahia, principalmente nas áreas de direitos da juventude e da saúde sexual e reprodutiva.

Depois da visita ao terreiro, que durou uma hora, Babatunde foi ver a seleção de seu país jogar contra o Uruguai, na Fonte Nova.

+ sobre o tema

África: Livros mudam pessoas

Sérgio Matsuura,  Uma ONG baseada na Espanha está...

Back2black Festival

Marco Nanini, o Lineu de “A grande família”, passou...

para lembrar

Joel Zito de Araújo

Joelzito Almeida de Araújo (Nanuque, Minas Gerais, 1954). Diretor,...

Estilista de rua faz sucesso após ter foto compartilhada no Facebook

A vida do estilista José Carlos Ferreira, 34 anos,...

Machado de Assis chega aos 180 anos, e jovens o descobrem negro e do morro

A aula acontece nas ladeiras do Morro do Livramento ,...
spot_imgspot_img

A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Lima Barreto é autor do Rio. A frase soa óbvia, mas não se refere apenas ao fato de o escritor ser um legítimo carioca...

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...

Ilê Aiyê celebrará 50 anos com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, vai comemorar seu cinquentenário em grande estilo com um espetáculo histórico na Concha Acústica do Teatro...
-+=