O subsecretário-geral da ONU e diretor do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o nigeriano Babatunde Osotimehin, foi recebido recentemente por Mãe Stella de Oxóssi, no Ilê Axé Opó Afonjá.
Os dois conversaram em iorubá, língua falada na África Ocidental. Na conversa, a ialorixá de 88 anos contou que é neta de africanos, falou sobre o candomblé e apresentou ainda o terreiro ao visitante e o convidou para sua posse na Academia de Letras da Bahia, em setembro.
O diplomata não só mostrou ter conhecimentos sobre a religião dos orixás como revelou que é filho de Oxum. Ele veio a Salvador a convite do governador Jaques Wagner e já voltou para Nova York.
Com Wagner, o Subsecretário-geral da ONU discutiu o fortalecimento do acordo de cooperação técnica entre o UNFPA e o estado da Bahia, principalmente nas áreas de direitos da juventude e da saúde sexual e reprodutiva.
Depois da visita ao terreiro, que durou uma hora, Babatunde foi ver a seleção de seu país jogar contra o Uruguai, na Fonte Nova.