‘É a vontade de Deus’, diz ex-mulher sobre o estado de saúde de Mandela

Enviado por / FonteDa Tribuna da Bahia 

A ex-mulher de Nelson Mandela visitou no domingo (30) o ícone da luta antiapartheid no hospítal em que ele está internado desde o dia 8 de junho , informou a agência SAPA. Winnie Madikizela-Mandela, que foi casada com o ex-presidente sul-africano de 1958 a 1996, descreveu a sensação de ver seu ex-marido lutando por sua vida em uma entrevista ao canal de TV britânico ITV News.

“É extremamente doloroso vê-lo passar pelo que está passando agora. Mas é a vontade de Deus”, disse Winnie Mandela a ITV. O estado de saúde de Mandela, 94 anos, permanece crítico, mas estável. Ele foi internado no mês passado para tratar, segundo o governo de uma recorrente infecção pulmonar.

A saúde de Mandela se deteriorou há uma semana, com parentes afirmando que sua saúde era “delicada” e “qualquer coisa é iminente”. Mas Zindzi Mandela, uma das filhas do ex-presidente, afirmou a ITV entre suas visitas ao hospital que seu pai está alerta e reconhece quando uma pessoa diferente entra em seu quarto do hospital em Pretória.

Não houve nenhuma atualização oficial do estado de saúde de Mandela desde que o presidente do país, Jacob Zuma, afirmou no sábado que a condição do líder continuava a mesma. No fim de semana, o arcebispo Desmond Tutu disse que os sul-africanos estavam rezando pelo “conforto e dignidade” de Mandela.

Conforme seu estado de saúde piorou, sul-africanos se reuniram em vigílias do lado de fora do hospital, rezando e deixando mensagems ao homem a qual se referem como “tata”, palavra da língua xhosa para pai.

Winnie Mandela descartou quaisquer sugestões de que a família estaria discutindo se desligaria os aparelhos que mantêm Mandela vivo. “Era um absurdo sugerir que precisávamos tomar a decisão de retirar os tubos”, disse.

Mandela se tornou um ícone internacional após suportar 27 anos na prisão por lutar contra o apartheid, sistema de segregação racial adotado no país por décadas. Ele foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, quatro anos depois que foi libertado.

A primeira página do jornal sul-africano Sunday Times no início do mês passado mostrava a manchete: “É hora de deixá-lo partir”, fala de um amigo do ex-presidente dizendo que o momento chegou para os sul-africanos darem adeus ao seu ídolo.

“Uma vez que a família libertá-lo, o povo sul-africano a seguirá. Agradeceremos a Deus por ter-nos dado esse homem, e vamos libertá-lo também”, disse Andrew Mlangeni ao jornal. Mas Zindzi Mandela afirmou a ITV que o que acontece agora está fora das mãos da família.
“Quando as pessoas dizem que a família tem que deixá-lo partir, dizemos: deixar o que? Na verdade, ele está decidindo o que acontece consigo. Isso é entre ele e seu criador. Não tem a ver conosco”, disse.

 

 

+ sobre o tema

África do sul lembra um ano da morte de Mandela

O aniversário de um ano da morte de Nelson...

‘Este vai ser o século das mulheres na África’, diz Margarida Paredes

“Hoje, um terço dos cargos de poder em Angola...

Nelson Mandela é hospitalizado para cumprir exames de rotina

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi internado em um...

Filha de Mandela convoca reunião de emergência para discutir estado de saúde do pai

Brasília – Makaziwe, filha mais velha do ex-presidente da...

para lembrar

A Poética da Esperança, um relato sobre trajetórias e memórias de Nelson Mandela

Em continuidade à série Pesquisa em Destaque, conversamos com...

Nelson Mandela foi preso há meio século

A África do Sul assinala amanhã o 50º aniversário...

Mandela segue internado em estado “grave, mas estável”

Joanesburgo – O ex-presidente da África do Sul e...

Mandela passa 1ª noite em casa após deixar hospital

Os sul-africanos saudaram nesta segunda-feira a saída de Nelson...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=