África do Sul lança campanha nacional em homenagem a Mandela

Enviado por / FonteMulher Negra

Hospitalizado há quase um mês e prestes a completar 95 anos, o ex-presidente da África da Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela, receberá uma série de homenagens no país. O governo lançou uma campanha nacional para que os sul-africanos se inspirem em Mandela e atuem em favor de mudanças positivas. A ideia é que no próximo dia 18, data do aniversário do ex-presidente, os sul-africanos dediquem “67 minutos de seu tempo” a ele, como diz texto da agência pública sul-africana.

Em 2010, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 18 de julho como Dia Internacional de Nelson Mandela. A data é dedicada aos esforços feitos por ele em defesa dos direitos humanos e da resolução de conflitos e reconciliação. Mandela foi o principal responsável pelo fim do apartheid (regime de segregação racial) no país.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse que o lema das homenagens é “Aja e inspire a mudança. Faça a cada dia um Dia Mandela”. “Madiba [apelido de Mandela que significa O Conciliador] deixa uma marca indelével na nossa sociedade, tendo supervisionado a transição do apartheid para uma sociedade construída sobre os pilares da democracia e da liberdade”, disse Zuma.

O porta-voz do governo, Phumla Williams, ressaltou que Mandela defendeu, ao longo de sua vida, os compromissos com a Justiça, a igualdade e a África do Sul não racial. “Somos lembrados que temos a responsabilidade de promover a liberdade e defender a nossa democracia para honrar os compromissos dele com esses ideais”, disse.:

Mandela está internado em Pretória desde o último dia 8, em decorrência de uma infecção pulmonar. Nos últimos dias, o estado de saúde dele se manteve estável e crítico, sem alterações, segundo o governo sul-africano.

‘É a vontade de Deus’, diz ex-mulher sobre o estado de saúde de Mandela

Subsecretário-geral da ONU é recebido por Mãe Stella

Na terra natal de Mandela, falar de morte é tabu

Briga de família por jazigo estaria ‘atormentando’ espírito de Mandela

Desmond Tutu: Mandela segue unindo África do Sul apesar de seu estado

O longo caminho para a liberdade

 

 

+ sobre o tema

Denzel Washington surge careca e violento no trailer de O Protetor

Denzel Washington é um astro incomum. Nunca fez uma...

Eu quero o país que não tá no retrato

O Brasil excluído dos livros vai passar em verde...

James Baldwin. Ninguém sabe o meu nome.

O que vais ouvir, ler ou ver foi produzido...

para lembrar

Atriz brasileira está no elenco de ‘Pantera Negra’, sucesso nos EUA

Nabiyah Be, de 26 anos, é filha do músico...

Aos 82 anos, morre o teórico cultural Stuart Hall

Um de seus livros mais conhecidos é "Da Diáspora:...

Machel, Chissano e Guebuza

Os discursos são antagônicos à prática política Desde 1974...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=