É hora de negar a “política”

Ao que tudo indica, o discurso de negação da política dará a tônica dos debates no processo eleitoral deste ano. Diante da impopularidade dos políticos frente à opinião pública, grupos oportunistas aproveitam o momento para rechaçar a política como um todo (!). Apresentam-se como o novo e como a possibilidade de renovação estrutural da esfera pública.

Por Veronica Lima Do Brasil247

Foto: Reproduzida/Brasil247

Essa retórica mesquinha de criminalização da política não é senão um modo de manutenção do mesmo. Ela tem como avalista o mercado financeiro e as forças sociais abastadas que pretendem manter seus privilégios. Ou seja, homens, brancos, ricos e conservadores. E é exatamente essa a política que deve ser negada!

Explico-me. Chegou a hora e a vez de o campo sócio-identitário ocupar massivamente os espaços de poder. O Congresso brasileiro deve, de fato, representar os cidadãos de nosso país. Precisamos dar ainda mais voz às mulheres, às negras, às lésbicas, às faveladas. Ou seja, os espaços políticos também devem ser ocupados pela expressiva parcela da população que tem sua expectativa de vida reduzida por causa da cor de sua pele, ou pela sua orientação social, por exemplo.

A política que deve ser negada é aquela que se resume ao espaço de manutenção de homens brancos e ricos, empresários, representantes do agronegócio e afins. A política que deve ser negada é aquela que se mostra sempre alérgica ao reconhecimento das diversidades de gênero, de origens sociais, de percursos de vida ditos diferentes.

Fui a primeira mulher negra e de origem pobre eleita vereadora na Cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Hoje, em meu segundo mandato, tenho cada vez mais certeza de que a minha luta é a de milhões de brasileiras que lutam por reconhecimento, por respeito e por igualdade na esfera pública.

Esse modelo de representação política que só dá voz a uma minoria deve ser repensado urgentemente. As mulheres devem preencher cada vez mais os espaços de poder. Precisamos dar voz às milhões de Marielles de nosso país.

Entender como o silêncio sobre gênero, raça e classe está diretamente ligado à manutenção das desigualdades no campo político pode ser um passo fundamental para mudarmos essa realidade. Chegou a hora de negar a “política” de exclusão existente no Brasil. Por mais mulheres na política!

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Comércio exterior chinês cresce, apesar de tarifas dos EUA

O comércio exterior da China registrou um crescimento estável...

Dilma vira em 3 Estados e lidera sozinha em 24 UFs

Dilma Rousseff (PT) avançou no Mato Grosso, Mato...

Oligarquia paulista, o atraso do Brasil

Dos barões do café aos banqueiros e a movimentos...

Sérgio Martins – O corpo deixado de lado e a solidão diante da webcam

A longa trajetória de desenvolvimento da humanidade é marcada...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=