“É inacreditável que em pleno século 21 algo normal seja notícia”, diz primeira mulher eleita como prefeita de Bogotá

A centro-esquerdista Claudia López, lésbica e destaque da luta contra a corrupção na Colômbia, foi eleita neste domingo (27) prefeita de Bogotá. Em entrevista à RFI, ela comemorou a conquista, mas se diz surpresa com a comoção mundial em torno de uma liderança feminina, até então inédita na capital colombiana.

no RFI

A centro-esquerdista Claudia López é a primeira mulher eleita para comandar a prefeitura de Bogotá. (Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez)

“Por um lado, é um passo importante na minha vida, para a igualdade e a mudança, é um resultado fundamental para a história da Colômbia. Mas também é um pouco triste, digamos. Porque é inacreditável que em pleno século 21 algo que é perfeitamente normal seja notícia”, diz.

López, de 49 anos, obteve mais de 35% dos votos em uma disputa acirrada com o liberal Carlos Fernando Galán, que conseguiu mais de 32% dos votos. A vitória da centro-esquerdista é um novo capítulo em um país onde historicamente governam homens das elites conservadoras e liberais.

“Fruto de muito trabalho”

À RFI, López não esconde o entusiasmo com a conquista. “Estou muito comovida e muito agradecida. É a primeira vez que uma mulher, representante da diversidade, filha de uma professora, vinda de uma família humilde, chega à liderança da prefeitura de Bogotá. Isso é fruto de muito trabalho de homens e mulheres da Colômbia. Conseguíamos realizar mudanças, mas quase nunca ganhávamos eleições. Enfim, ganhamos!”, celebra.

Por outro lado, a prefeita eleita lamenta a demora para que a igualdade e a inclusão aconteçam na Colômbia, em relação a outros países sul-americanos. “Uruguai, Bolívia e Equador estão muito mais avançados na representação das mulheres. A verdade é que no domingo, 27 de outubro, o século 21 começou na Colômbia”, salienta.

López assumirá o cargo a partir de 1° de janeiro de 2020 para comandar a capital colombiana, que conta com 7,2 milhões de habitantes. Segundo ela, suas prioridades serão a segurança, a violência contra as mulheres e a luta contra o narcotráfico.

Conhecida por sua personalidade forte e sua disciplina, uma das principais lutas da prefeita é contra a corrupção na política. Como acadêmica, investigou as alianças de líderes públicos com sanguinários grupos de ultradireita. Também é conhecida pela forte oposição à direita que governa a Colômbia há pouco mais de um ano, sob a liderança do presidente Iván Duque.

+ sobre o tema

Pagar salário menor para mulher poderá resultar em multa

Multa pode chegar a cinco vezes a diferença salarial A...

A mulher que pode ser presa por flagrar a traição do marido

Mulher que filmou o marido tentando agarrar e beijar...

Mulheres se unem para eleger 1ª parlamentar negra no estado de George Floyd

O estado de Minessota, nos Estados Unidos, nunca teve...

Guarda municipal transexual lança livro onde conta a luta pela vida desde a infância

Ele sobreviveu ao abandono da família, ao sofrimento nas...

para lembrar

Carta às mulheres solteiras: agência, amor próprio e a solidão da mulher negra

Nesse dia dos namoradXs, eu fiquei com vontade de...

12/05 – Sueli Carneiro e Cuti autografam seus livros na Livraria Martins Fontes

A Selo Negro Edições e a Livraria Martins Fontes...

Visibilidade lésbica: O estalar de chicote no movimento LGBT

Visibilidade lésbica. Já não basta ser lésbica. Ainda tinha...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=