E quando a Mulher Negra é a Professora?

No ano passado enquanto participava de um curso de extensão Relações Étnicos Raciais e Educação, fui convidada a desenvolver numa escola de ensino fundamental um projeto que tratasse desse tema. Junto com uma amiga, professora da rede pública de ensino, elaboramos um projeto intitulado (Re) Descobrindo a África que está em nós.

por Viviana Santiago, do Blog Aquilombando

Gradyreese via Getty Images

No dia 22 de outubro, saí correndo às pressas do trabalho, para o primeiro dia da sequência didática e naquele misto de sentimentos e sensações vivi uma experiência que me marcou profundamente enquanto mulher negra e professora e me convocou a pensar que a discussão das relações etnicorraciais e educação, deve também passar pelo re-conhecimento da condição da professora negra na escola.

Saio do trabalho atordoada o caminho até a escola é longo, é mais fácil percorrê-lo a pé do que tentar descobrir os complicados caminhos dos ônibus. Sob o sol escaldante das 13 horas sigo esperançosa olhando o céu azul e tentando imaginar o que viria a emergir nas relações estabelecidas durante essa tarde.

Depois de 25 minutos de caminhada, chego a escola: Enquanto estou do lado de fora, aguardando o porteiro destrancar o cadeado, escuto a zoada das crianças. Aberto o portão, enquanto caminho pelo interior da escola, a zoada parece que aumenta, e percebo um pouco assustada que o motivo agora sou eu: As crianças correm as janelas da sala e, às gargalhadas apontam, sorriem e gritam… é… estão falando do meu cabelo.

Sou tomada por um desejo de voltar até elas, problematizar essa experiência, discutir, ouvir, um misto de excitação e tristeza que me deixa magoada ao constatar a pequenez do mundo dessas crianças- negras em sua maioria- que ridicularizam a mulher negra que passa, não legitimando minha negritude, não se reconhecendo negras junto comigo e a partir de suas gargalhadas me exilando… mas ao mesmo tempo sou tomada pela pressa e pela urgência do desejo de construir com elas, aumentar esse mundo….vixi… tem que ter calma.. a hora vai chegar…

Chego a sala, escuto de fora a professora Juliana explicando seus conteúdos as crianças, bato a porta, respiro fundo: Sei que vai acontecer de novo. E acontece! As crianças à minha visão, começam a ficar eufóricas e traduzem a estranheza perguntando a todo tempo: “Tia, de onde ela é?”

A professora Juliana disfarça as perguntas, me lança um olhar interrogativo e cúmplice, como quem diz: Eita e agora?! Aconteceu de novo, já havíamos conversado numa das aulas acerca de um episódio parecido. Ela acalma as crianças e diz: A professora Viviana vai explicar, calma.

Fazemos uma roda, me apresento, e partilho com a crianças o convite que trago para que participem conosco do projeto. Imediatamente vejo rostinhos de espanto e a gritaria: ÁFRICA??? Eu não sei NADA de África!!

Ouço com calma as explosões e faço uma provocação : “Hummm, então vocês não sabem nada? Então deixa eu tirar uma dúvida: – Quando eu entrei na sala vocês acharam que eu não era daqui certo? – Certo!! E de onde vocês acharam que eu era? – Da África!!!!todas e todos respondem a uma só voz. – Eita, parece que a gente sabe alguma coisa não é?

Um mãozinha se levanta:

– Mas Tia, porquê seu cabelo é assim?

Ufa!!! A oportunidade chegou!!

Converso com as crianças sobre meu cabelo, sobre os diferentes tipos de cabelos crespos que as pessoas usam, e as convido para olhar as fotos de pessoas de cabelo crespo em minha família.

Após olhar as fotos, as crianças voltam aos seus lugares, quando o cabelo encontra seu lugar, o resto se acalma.

Começam as atividades, buscando conhecer as representações de África. E foi tão duro: Tanta representação negativa, tanta fome, brigas, guerras, destruição, fogo, pessoas desnudas, tanta morenice….na construção dos cartazes o lápis preto é ignorado, a palavra negro é evitada…

No decorrer da tarde vou me entregando e me integrando as crianças, trazendo provocações para seus olhares, dúvidas que lhe possibilitem enxergar mais.

Enquanto a atividade se desenvolve vou ouvindo as meninas e meninos, reparo que há menininha, negra, gordinha e que fica sentadinha ao canto, desde o início da tarde ela me olha, observa meus gestos, escuta atenta minhas palavras, de repente, ao final da tarde, ela se aproxima de mim, toca levemente meus cabelos e com um ar sonhador diz mais para si do que para mim:

“Queria eu ser africana…”

me senti tão bem, tão inteira, plena, e devovida, acolhida e legtimada em minha negritude, crente na contribuição da educação para a luta antirracista e ouço cantos em minha cabeça, ao final do dia volto para casa leve, me sinto voar como uma borboleta (borboleta africana obviamente….).

 

Leia também:

Desisti de ser professor do Estado

No Dia do Professor, mestres contam como é educar para a diversidade

“Não vou desistir da educação”- Um dia na vida de uma professora

+ sobre o tema

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

Camila Pitanga: ‘O empoderamento das mulheres tem nos levado a novos lugares e nos fortalecido’

A convite de CLAUDIA, Camila escreveu um delicado manifesto...

Bolsistas do ProUni dizem ser vítimas de preconceito

Luísa Ferreira Estudante da PUC-SP diz ter sido chamada...

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

Os ataques racistas sobre cabelo de francesa que tirou Brasil da Copa

Campeã da Champions League, Wendie Renard foi criticada por...

Enquanto houver racismo para as mulheres negras o aborto sempre será inseguro, desumano e criminalizado

Abortei a escravidão Sem te tocar Lhe entreguei ao mar Lhe dei...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=