Economias africanas vão continuar a crescer

“África está a crescer a um ritmo não visto desde o período pós independências, sendo o crescimento do Produto Interno Bruto bem acima dos cinco por cento.”

A economia moçambicana cresceu 7,1 por cento no primeiro semestre deste ano, crescimento que foi alcançado apesar dos choques externos da economia mundial.

De facto, muitos analistas afirmam que a instabilidade nos mercados financeiros nos últimos dias não deverá ter efeitos negativos em África.

Anthony Carrol, um consultor sobre comércio e investimentos que há mais de três décadas trabalha em África, disse que esta é a oportunidade boa para investidores individuais ou de companhias colocarem dinheiro em África.

“África está a crescer a um ritmo não visto desde o período pós independências, sendo o crescimento do Produto Interno Bruto bem acima dos cinco por cento,” disse Carrol que recordou que a companhia de investimentos Goldman Sachs prevê que 8 das 11 economias em crescimentos nos próximos dez anos serão em África.

“O Banco Mundial diz que 4,7% dos investimentos globais vão agora para África, uma subida grande se levarmos em conta que em 2000 era menos de um por cento,” acrescentou.

O Banco de Desenvolvimento Africano prevê com efeito um crescimento médio em África de 6,5% no próximo ano apesar das recentes quedas nos mercados globais.

A companhia de investimentos Ernst and Young prevê que o investimento directo estrangeiro em África poderá alcançar 150.000 milhões de dólares até 2015 quando o ano passado foi de 84.000 milhões.

A queda dos últimos dias nas bolsas de valor afectou também as principais bolsas em África.

Mas muitos economistas afirmam que embora as grandes economias do mundo continuem em dificuldades a curto prazo, não há qualquer sinal que as economias africanas estejam a abrandar. As informações são da VOA.

+ sobre o tema

Surpresa! Rebeca Andrade ganha de presente o aparelho do ouro das Olimpíadas de Tóquio

A lembrança dos Jogos Olímpicos de Tóquio não cabe...

Quase metade dos nordestinos com mais de 50 anos é analfabeto

Educação foi abandonada na região durante décadas, dizem especialistas...

Em Berlim, Criolo homenageia Sabotage e leva notícia: “SP não está fácil”

Criolo fez o terceiro show da turnê europeia de...

para lembrar

História do Jazz – Blues

    Confira esta vídeo:     Fonte: Youtube

CAMISU DEKRIOULA 2010

Moda, Cultura e Tradições, Homenagem as Mulheres da Cultura...

Quilombo “Dos Silva” Titulado no Sul

Fonte: Lista Racial-     Na Quinta feira, dia...

Domingo tem dança afro contemporânea na Pinacoteca de São Paulo

A Verve, companhia de arte negra criada e coordenada...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=