Edição especial: Desenvolvimento Sustentável e Igualdade de Gênero

A publicação foi lançada durante a Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho, e agora é disponibilizada em versão eletrônica.

13.08.2012 – O Observatório Brasil da Igualdade de Gênero disponibiliza hoje, em versão digital, a sua Revista – edição especial: “Desenvolvimento Sustentável e Igualdade de Gênero”.

O lançamento da Revista foi feito no contexto da Conferência Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), nos mais diversos espaços. No dia 20 de junho o lançamento foi realizado na Arena Socioambiental, na atividade “Encontro Global: Autonomia das Mulheres e Desenvolvimento Sustentável” e, ainda, no encontro “Povos Tradicionais e Comunidades indígenas: valorização do conhecimento”. No dia 21, a Revista foi distribuída na Cúpula dos Povos, especialmente no Território Global das Mulheres – nas mesas “Mulheres rurais, soberania alimentar e acesso à terra” e “Trabalho – por uma outra economia e novos paradigmas de sociedade” –, além da Feira de Economia Solidária. Por fim, o bate-papo da Ministra Eleonora Menicucci com a Diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, realizado no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM, também foi espaço de disseminação dos conteúdos da Revista.

A proposta surgiu de uma iniciativa inovadora, que foi o “Curso Internacional de Formação em Políticas Públicas para a Igualdade de Gênero com ênfase em Políticas para as Mulheres Rurais e Segurança Alimentar”, ocorrido em Brasília, de 27 de fevereiro a 9 de março, resultante de uma parceria da SPM/PR com o CONSEA, MDA e ABC.

Com base em seus resultados e considerando a importância de incidência sobre o debate da Rio +20, o Observatório decidiu produzir essa edição especial em que aborda conteúdos sobre o desenvolvimento sustentável, a agricultura e a segurança alimentar, a política de agroecologia, a participação social, dentre outros, destacando como todos esses debates incidem sobre a vida das mulheres e podem ser articulados com a promoção da igualdade de gênero.

Combinando múltiplas vozes com diversos formatos, o objetivo dessa edição especial é prestar sua contribuição para que representantes do movimento feminista e de mulheres, outros movimentos sociais, governos, acadêmicos/as e cidadãos/ãs em geral possam trazer para o seu cotidiano a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e gênero.

 

 

Fonte: Observatório do Gênero

+ sobre o tema

O negócio milionário da homofobia

Quando gente como Silas Malafaia ou Marco Feliciano abre...

Mulheres passam, no mínimo, 4h por dia realizando trabalhos para família

Pesquisadora avalia que, se remunerado, trabalho doméstico representaria 10%...

‘O racismo quase me fez desistir de ser modelo: hoje desfilo fora do país’

"Sempre fui uma criança muito alta e ouvia das...

Cinco artistas negras e indígenas pensam o amanhã em residência artística

Para pensar em um amanhã possível nas artes a Refazenda...

para lembrar

Ela tem 16 anos e lançou uma petição online para revogar a lei antiaborto no Alabama

A estudante Jocelyn Wright ainda não pode votar, mas...

Preta Ferreira é premiada no Festival de Gramado. ‘Tentaram me silenciar, voltei gritando’

A publicitária e “artivista” Janice Ferreira da Silva, a...

Ministra diz que números da violência são ‘espelho da cultura machista na Paraíba e no Brasil’

A ministra Eleonora Menicucci falou em solenidade nesta segunda-feira...

Preconceito linguístico: como isso afeta o empoderamento feminino

Existe uma regra de ouro da linguística que diz:...
spot_imgspot_img

Luta das mulheres voltou a pautar as ruas em 2024 e acendeu alerta para o retrocesso

A luta pelos direitos das mulheres no ano de 2024, que começou de maneira relativamente positiva para a luta das mulheres, foi marcada por...

Apenas cinco mulheres se tornaram presidentes nas eleições deste ano no mundo BR

A presença feminina nos mais altos níveis de liderança política permaneceu extremamente baixa em 2024. Apenas cinco mulheres foram eleitas como chefes de Estado...

Cidadania para a população afro-brasileira

"Eu gostaria que resgatassem um projeto desse sujeito extraordinário que foi Kwame Nkrumah, panafricanista, de oferecer nacionalidade de países africanos para toda a diáspora",...
-+=