A publicação foi lançada durante a Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho, e agora é disponibilizada em versão eletrônica.
13.08.2012 – O Observatório Brasil da Igualdade de Gênero disponibiliza hoje, em versão digital, a sua Revista – edição especial: “Desenvolvimento Sustentável e Igualdade de Gênero”.
O lançamento da Revista foi feito no contexto da Conferência Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), nos mais diversos espaços. No dia 20 de junho o lançamento foi realizado na Arena Socioambiental, na atividade “Encontro Global: Autonomia das Mulheres e Desenvolvimento Sustentável” e, ainda, no encontro “Povos Tradicionais e Comunidades indígenas: valorização do conhecimento”. No dia 21, a Revista foi distribuída na Cúpula dos Povos, especialmente no Território Global das Mulheres – nas mesas “Mulheres rurais, soberania alimentar e acesso à terra” e “Trabalho – por uma outra economia e novos paradigmas de sociedade” –, além da Feira de Economia Solidária. Por fim, o bate-papo da Ministra Eleonora Menicucci com a Diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, realizado no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM, também foi espaço de disseminação dos conteúdos da Revista.
A proposta surgiu de uma iniciativa inovadora, que foi o “Curso Internacional de Formação em Políticas Públicas para a Igualdade de Gênero com ênfase em Políticas para as Mulheres Rurais e Segurança Alimentar”, ocorrido em Brasília, de 27 de fevereiro a 9 de março, resultante de uma parceria da SPM/PR com o CONSEA, MDA e ABC.
Com base em seus resultados e considerando a importância de incidência sobre o debate da Rio +20, o Observatório decidiu produzir essa edição especial em que aborda conteúdos sobre o desenvolvimento sustentável, a agricultura e a segurança alimentar, a política de agroecologia, a participação social, dentre outros, destacando como todos esses debates incidem sobre a vida das mulheres e podem ser articulados com a promoção da igualdade de gênero.
Combinando múltiplas vozes com diversos formatos, o objetivo dessa edição especial é prestar sua contribuição para que representantes do movimento feminista e de mulheres, outros movimentos sociais, governos, acadêmicos/as e cidadãos/ãs em geral possam trazer para o seu cotidiano a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e gênero.
Fonte: Observatório do Gênero