Edição especial: Desenvolvimento Sustentável e Igualdade de Gênero

A publicação foi lançada durante a Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho, e agora é disponibilizada em versão eletrônica.

13.08.2012 – O Observatório Brasil da Igualdade de Gênero disponibiliza hoje, em versão digital, a sua Revista – edição especial: “Desenvolvimento Sustentável e Igualdade de Gênero”.

O lançamento da Revista foi feito no contexto da Conferência Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), nos mais diversos espaços. No dia 20 de junho o lançamento foi realizado na Arena Socioambiental, na atividade “Encontro Global: Autonomia das Mulheres e Desenvolvimento Sustentável” e, ainda, no encontro “Povos Tradicionais e Comunidades indígenas: valorização do conhecimento”. No dia 21, a Revista foi distribuída na Cúpula dos Povos, especialmente no Território Global das Mulheres – nas mesas “Mulheres rurais, soberania alimentar e acesso à terra” e “Trabalho – por uma outra economia e novos paradigmas de sociedade” –, além da Feira de Economia Solidária. Por fim, o bate-papo da Ministra Eleonora Menicucci com a Diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, realizado no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM, também foi espaço de disseminação dos conteúdos da Revista.

A proposta surgiu de uma iniciativa inovadora, que foi o “Curso Internacional de Formação em Políticas Públicas para a Igualdade de Gênero com ênfase em Políticas para as Mulheres Rurais e Segurança Alimentar”, ocorrido em Brasília, de 27 de fevereiro a 9 de março, resultante de uma parceria da SPM/PR com o CONSEA, MDA e ABC.

Com base em seus resultados e considerando a importância de incidência sobre o debate da Rio +20, o Observatório decidiu produzir essa edição especial em que aborda conteúdos sobre o desenvolvimento sustentável, a agricultura e a segurança alimentar, a política de agroecologia, a participação social, dentre outros, destacando como todos esses debates incidem sobre a vida das mulheres e podem ser articulados com a promoção da igualdade de gênero.

Combinando múltiplas vozes com diversos formatos, o objetivo dessa edição especial é prestar sua contribuição para que representantes do movimento feminista e de mulheres, outros movimentos sociais, governos, acadêmicos/as e cidadãos/ãs em geral possam trazer para o seu cotidiano a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e gênero.

 

 

Fonte: Observatório do Gênero

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

Comissão da Mulher na Câmara Municipal de SP é formada apenas por homens

A comissão responsável por discutir políticas públicas para as mulheres na Câmara Municipal de São Paulo é formada unicamente por homens. A Comissão de...

Empoderamento econômico das mulheres negras é tema de Geledés na ONU

Participam do evento de Geledés a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, a diplomata do Itamaraty, Rafaela Fontes,...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=