Egito: Mulher fingiu ser homem por 40 anos para conseguir trabalho

Após ficar viúva, Sisa Gaber Abu Douh resistiu à pressão da família para se casar novamente e resolveu ir sozinha em busca de emprego: raspou a cabeça, vestiu roupas masculinas e encarou trabalhos pesados, carregando tijolos e sacos de cimento para sustentar a filha; ela recebeu um prêmio por ser considerada a “melhor mãe do país”

Do Portal Fórum

A história da egípcia Sisa Gaber Abu Douh, de 65 anos, chamou a atenção do mundo nessa semana. Depois de viver fingindo ser homem durante 40 anos para sustentar a família, ela recebeu um prêmio do presidente Abdel Fattah al-Sisi por ser considerada a “melhor mãe do país”.

No entanto, a trajetória de Sisa revela também um contexto de profundo preconceito e opressão às mulheres. Ela se viu viúva aos 21 anos, quando estava grávida da filha, e não tinha nenhuma fonte de renda. Por pertencer a uma camada menos favorecida da população, que não aprova que as mulheres trabalhem, a situação ficou ainda mais difícil para ela, que não sabia ler nem escrever.

Houve pressão da família para que arranjasse um novo companheiro e se casasse novamente, mas Sisa rejeitou a ideia e resolveu ir sozinha em busca de um emprego. Raspou a cabeça, passou a usar um turbante e, vestida com roupas masculinas, encarou trabalhos pesados, carregando tijolos e sacos de cimento.

“Eu preferi fazer trabalho pesado a pedir esmolas nas ruas – para ganhar um sustento para mim e para minha filha e os filhos dela”, disse à imprensa. “Quando uma mulher desiste da feminilidade é difícil. Mas eu faria qualquer coisa pela minha filha. Era a única forma de ganhar dinheiro. O que mais eu poderia fazer?”, concluiu. Depois de receber o prêmio, ela disse que irá continuar se vestindo como homem, por ter se acostumado com os trajes depois de tanto tempo.

+ sobre o tema

Estátua de Marielle Franco é inaugurada no RJ: Um dia para ficar na memória

Se Marielle Franco estivesse viva, ela teria completado 43...

5 razões para acompanhar Leci Brandão de perto

A cantora completa neste mês 40 anos de carreira....

Projeto de assistência psicológica a mulheres negras pede doações

A Associação de Mulheres de Ação e Reação (A.M.A.R)...

para lembrar

Gestantes receberão R$ 32 a mais no programa Bolsa Família

10.11.2011 – Previsão do governo é de repassar o...

Dia Internacional da Mulher: comemorar o quê? – Por: Janethe Fontes

Vou iniciar esse texto dizendo que não temos o...

Congresso quer aprovar licença-paternidade de 15 dias

Aumento pode ser maior, se avançarem as propostas que...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=