Egito: Mulher fingiu ser homem por 40 anos para conseguir trabalho

Após ficar viúva, Sisa Gaber Abu Douh resistiu à pressão da família para se casar novamente e resolveu ir sozinha em busca de emprego: raspou a cabeça, vestiu roupas masculinas e encarou trabalhos pesados, carregando tijolos e sacos de cimento para sustentar a filha; ela recebeu um prêmio por ser considerada a “melhor mãe do país”

Do Portal Fórum

A história da egípcia Sisa Gaber Abu Douh, de 65 anos, chamou a atenção do mundo nessa semana. Depois de viver fingindo ser homem durante 40 anos para sustentar a família, ela recebeu um prêmio do presidente Abdel Fattah al-Sisi por ser considerada a “melhor mãe do país”.

No entanto, a trajetória de Sisa revela também um contexto de profundo preconceito e opressão às mulheres. Ela se viu viúva aos 21 anos, quando estava grávida da filha, e não tinha nenhuma fonte de renda. Por pertencer a uma camada menos favorecida da população, que não aprova que as mulheres trabalhem, a situação ficou ainda mais difícil para ela, que não sabia ler nem escrever.

Houve pressão da família para que arranjasse um novo companheiro e se casasse novamente, mas Sisa rejeitou a ideia e resolveu ir sozinha em busca de um emprego. Raspou a cabeça, passou a usar um turbante e, vestida com roupas masculinas, encarou trabalhos pesados, carregando tijolos e sacos de cimento.

“Eu preferi fazer trabalho pesado a pedir esmolas nas ruas – para ganhar um sustento para mim e para minha filha e os filhos dela”, disse à imprensa. “Quando uma mulher desiste da feminilidade é difícil. Mas eu faria qualquer coisa pela minha filha. Era a única forma de ganhar dinheiro. O que mais eu poderia fazer?”, concluiu. Depois de receber o prêmio, ela disse que irá continuar se vestindo como homem, por ter se acostumado com os trajes depois de tanto tempo.

+ sobre o tema

Boston elege 1ª mulher prefeita após 200 anos governada por homens brancos

leita prefeita de Boston com bandeiras progressistas, Michelle Wu...

Paternidade ativa: ilustrações registram amor entre um pai e sua filha

Paternidade ativa: ilustrações registram amor entre um pai e...

Colômbia descriminaliza aborto até a 24ª semana de gestação

A Corte Constitucional da Colômbia decidiu, nesta segunda-feira (21),...

Notas sobre turismo sexual

Fonte: O Povo Online - As imagens e depoimentos...

para lembrar

Estudos de gênero, trajetórias de mulheres e história das ciências no Brasil

Apresentação do trabalho de pesquisa da Dra. Mariana M....

A polêmica do novo comercial de O Boticário: Machista ou empoderador?

O Boticário acertou em cheio quando, no ano passado,...

18 textos essenciais para estudos e pesquisas sobre gênero e sexualidade

Angie C. Bautista Silva, Caio Castro, Cássio Oliveira, Cícera Amorim, Katarina Vieira, Maria Eduarda...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=