“Ela me acusou de roubar seu equipamento de exercícios”

Quando morei em São Paulo, entre 2003-2004, vivi em um prédio no alto do Morumbi, perto do meu trabalho. Minha vizinha do outro lado do corredor exigiu que eu usasse o elevador de serviços. Ela repetidamente reclamava da minha presença no prédio e dizia que eu não podia usar a piscina para não sujá-la. Em outra ocasião, ela me acusou de roubar seu equipamento de exercícios (tínhamos um tapete de ioga idêntico) e seu laptop. Embora soubesse que eu era dos EUA, ela se referia a mim como “aquela vagabunda que fala espanhol”. Meus colegas de quarto, americanos brancos, eram tratados bem. Em outra ocasião, quando recebi alguns amigos negros brasileiros, ela ameaçou chamar a polícia por achar que éramos criminosos.

Esta não foi a primeira vez que me disseram para usar o elevador de serviço. Em muitos momentos, fui confundida com uma doméstica e me pediram para não entrar no elevador.

Em 2003, fui assaltada com uma arma na rua. Apresentei um Boletim de Ocorrência à Polícia porque tinha alguns documentos importantes e bilhetes de avião comigo. Na delegacia, me perguntaram qual era a cor da pele dos agressores e eu disse que era parecida com a minha. O policial anotou pardo e começou a comentar sobre “comportamentos criminosos” de pardos e pretos.

Em outros momentos, como em 2011, ao ser convidada para uma festa, quando cheguei ao local fui informada de que eu estava no endereço errado. O casal de brasileiros que negou minha entrada disse ao meu amigo americano que achavam que era uma festa com “gente fina”. Quando souberam que eu era americana, simplesmente disseram que presumiam que todos os convidados seriam brancos. No mesmo ano, um dos meus amigos negros brasileiros foi impedido de entrar em uma festa realizada em um bar de Moema. Só depois de falar em inglês, ele conseguiu entrar.

Depois de um jogo de futebol fora do estádio do São Paulo, um dos meus amigos negro brasileiro foi encurralado contra a parede sob a mira de uma arma pela polícia junto com outros homens negros. Quando tentei intervir, um dos policiais gritou comigo e me disse que eu mesma “poderia compensar” se eu entrasse na viatura. Ele disse isso enquanto apontava para suas partes íntimas. 

Foram várias ocasiões, de 2004 a 2016, em que fui considerada profissional do sexo ao me hospedar ou visitar hóspedes em hotéis no Rio de Janeiro e resorts de praia na Bahia. Em um caso, fui repreendida na presença de meu pai americano branco (com quem falava frequentemente e chamava de pai). Quando meu namorado americano branco veio me visitar, foi dito em inglês, por brasileiros que não sabiam que eu era americana, que ele não deveria gastar muito dinheiro comigo, pois ele poderia encontrar alguém mais barato. Também fui sujeita a comentários sexuais frequentes. Quando estou com amigas negras brasileiras, me perguntam, sem brincadeira, se há desconto.

A campanha “13 de Maio: Comemorar o quê?” é uma iniciativa de colaboração entre US Network for Democracy in Brazil, Geledés Instituto da Mulher Negra e Afro-Brazilian Alliance (ABA) e tem como objetivo reafirmar a data da abolição da escravatura no Brasil como Dia Nacional de Luta contra o Racismo, como demarcado pelo movimento negro, já que a Lei Áurea não garantiu o pleno acesso aos direitos e à igualdade para a população negra – a qual vem enfrentando profundas desigualdades desde então.

Jasmine Mitchell é PhD em Estudos Americanos pelo Williams College e Professora Associada de Estudos Americanos e Estudos de Mídia pela State University of New York – Old Westbury. Seus temas de pesquisa são representação de raça e gênero na cultura popular, miscigenação, estudos afro-estadunidenses e afro-brasileiros, feminismo negro, raça e esporte.

 

 

Leia mais depoimentos 

 

 

+ sobre o tema

Jornalismo, imagem e poder: repertório para as representações raciais

  "Toute image du pouvoir se fonde sur un pouvoir...

A Sociedade e Nós

Se a história não reparar os séculos a fio...

Papai Noel preto, uma crônica natalina

Seo Gerson beijou a esposa e a filha pequena,...

E eu, não sou brasileira?

“Paulista, sério? Caramba, eu jurava que você era de...

para lembrar

13 de maio: Dia de reflexão para os afro-brasileiros em todo o País

Celebrado nacionalmente, o 13 de maio é uma data...

13 de maio: Liberdade é lembrar

"Não queremos esmolas: queremos direito. A abolição da escravatura...

Lei nº 7.716/89 – Lei CAÓ, 25 anos no Combate ao Racismo

Estamos há 25 anos da Lei nº 7.716 de...

Racismo: apesar de polêmicas, entidades sinalizam avanços

Associações e ativistas em defesa do negro apontam que...

Liberdade e trabalho digno: nunca foi só sobre alforria

E se a escravidão ainda fosse legalmente autorizada? E se o cotidiano de trabalhadores/as permanecesse orientado pela possibilidade de prisão caso essas pessoas não...

Abolição da escravatura: passados 134 anos, negros ainda lutam por direitos e protagonismo no Brasil

De acordo com o último censo do IBGE, 54% da população brasileira é composta por negros. Em Brasília, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD),...

Da senzala às periferias, o racismo continua implacável

Os homens e as mulheres da África, e de descendência africana, tem tido uma coisa em comum - uma experiência de discriminação e humilhação...
-+=