“Elas perderam a noção do limite”, diz organizadora de curso de “atualização para secretárias do lar”

“Horário? Vestimenta? Limpar os cantinhos e as estantes altas? Tampar o pote e organizar a geladeira? Desperdício? Uso de produtos de limpeza? Pendurar o pano de prato no ombro? Enfim, o programa está fantástico! Traga sua secretária do lar para este treinamento!”, diz anúncio do evento no Facebook

No Portal Fórum

No próximo dia 25, acontecerá, no Rio de Janeiro, um curso de “atualização para secretárias do lar”. O evento foi idealizado pela carioca Lisa Mackey, com base em uma pesquisa que ela afirma ter feito sobre o “comportamento” de empregadas domésticas.

De acordo com postagem feita por Mackey no Facebook, o curso tem o objetivo de promover “uma reciclagem, um treinamento para as empregadas que são de confiança, que o empregador não quer trocar, mas precisa de uma reciclagem”. “Horário? Vestimenta? Limpar os cantinhos e as estantes altas? Tampar o pote e organizar a geladeira? Desperdício? Uso de produtos de limpeza? Pendurar o pano de prato no ombro? Enfim, o programa está fantástico! Traga sua secretária do lar para este treinamento!”, diz a publicação.

Em entrevista ao jornal O Globo, a organizadora do curso disse que as empregadas domésticas “perderam a noção do limite”. “Passei um ano e meio trabalhando em casa e quase enlouqueci”, contou Mackey à coluna da jornalista Cléo Guimarães.

Confira, abaixo, a íntegra das respostas:

“Por que você criou este curso?
Porque eu passei um ano e meio trabalhando em casa e quase enlouqueci com as empregadas.


Como assim?

Senti que elas perderam a noção do limite. Teve uma que eu pedi para chegar às 7h30 e botar a mesa do café. Ela disse para mim:  ‘Eu não! Imagina se vou botar mesa de café para madame!’. Essa falta de limite foi muito lembrada também na pesquisa que fiz.

O Brasil é um do únicos países do mundo em que ainda é comum ter uma empregada doméstica sempre por perto para te servir, que dorme num quartinho dos fundos…
Sim, tenho uma amiga que mora fora e fica chocada com isso. Mas é muito cultural, né? As condições no Brasil não favorecem a vida sem as empregadas, no exterior você vê mil eletrodomésticos que facilitam a vida, comidas pré-prontas. Aqui não tem muito isso. 

Quais as falhas mais comuns citadas na pesquisa?
Alguns exemplos: empregada que pendura o pano de prato no ombro; a que fala muito ao celular e depois diz que não deu tempo de passar toda a roupa; a que se recusa a usar touca e uniforme; e as que ficam falando das tragédias do bairro onde moram. Muitas têm vergonha de usar uniforme de doméstica na rua. Eu não entendo isso. É um símbolo de status. As empregadas de novela usam. A roupa mostra que ela tem um emprego bacana, que a patroa se preocupa com o seu visual.”

+ sobre o tema

Além de uma questão de cor

Autor do livro “Albinos”, Gustavo Lacerda participa do evento...

Gays e negros sempre se ofenderam com piadas de Didi

Reportagem de Andrezza Czech, do UOL, em São Paulo,...

O apedrejamento começa na escola

A notícia sobre a menina vítima de intolerância religiosa...

para lembrar

A minha empregada era quase da família

“Que horas ela volta'', de Anna Muylaert, é um...

Empregada doméstica vira juíza: estudou com livros do lixo

Desistir? Jamais! A história de superação da juíza Antonia...

“‘Que Horas Ela Volta?’ silencia sobre racismo e os privilégios da branquitude”

À convite do “Metrópoles”, a doutoranda da Universidade de...
spot_imgspot_img

Empregos domésticos: serviços “essenciais” ou necessidades “coloniais”?

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), anunciou hoje, (07/05/2020), que as empregadas domésticas estariam dentro dos serviços essenciais no período de Lockdown –...

Uma reflexão sobre empregadas domésticas na pandemia

A medida mais eficaz contra o Covid-19 é ficar em casa, o que parece simples para alguns, mas, para outros, não. Profissionais como atendentes...

“Ser faxieneira é um orgulho”, diz Bethyna Nascimento que sofreu preconceito nas redes

A Rainha de Bateria da Escola de Samba Chegou o que Faltava, Bethyna Nascimento Casagrande, compareceu na tarde desta quinta-feira (14) à Câmara Municipal...
-+=