‘Ele batia nela’, diz mãe de mulher concretada na casa do ex no RS

Corpo de Jaciele dos Santos foi achado pela polícia na casa do ex-marido.
Mãe da vítima relata que ela sofria violência do homem, preso pelo crime.

Por Hygino Vasconcellos, do G1

O medo do ex-marido era um sentimento diário para Jaciele Daiane Silva dos Santos, de 22 anos, que morava em Horizontina, no Norte do Rio Grande do Sul. É o que conta a dona de casa Acilda Navete Silva dos Santos, 47 anos, mãe da jovem cujos restos mortais foram localizados pela polícia na noite da última quinta-feira (23) concretados nos fundos de uma churrasqueira na casa do homem, que está preso junto com o irmão por suspeita do assassinato.

O casal ficou cerca de cinco anos junto e foi justamente a violência do ex-marido o motivo para a separação, ocorrida há um ano e meio. “Ele batia muito nela, era bastante violento. (Ela) não podia viver junto com ele, que vivia a ameaçando”, relata Acilda.

Ela conta que a filha deixou de sair com as amigas ao final de semana e evitava circular pela cidade de pouco mais de 18 mil habitantes. Tudo para não esbarrar com o ex-marido. Tamanho resguardo, no entanto, não evitou a morte de Jaciele. “Ela vivia trancada. Quando ficava sozinha aqui em casa, não ficava com janelas e portas abertas.”

Segundo a mãe, Jaciele tinha procurado a delegacia e denunciado o homem pela Lei Maria da Penha. Quando ocorreu a primeira audiência sobre a separação no Fórum, eles já tinham se reconciliado. Mas em junho do ano passado, uma briga feia colocou fim no relacionamento. O casal trabalhava na ordenha de leite, no interior de Horizontina, e durante uma folga do trabalho passaram a discutir. Foram socos, tapas e pontapés. Dali, a mulher foi parar no hospital.

“Ele bateu muito nela. Quem me ligou avisando foi o patrão deles. Já o marido dela fugiu.” Depois de receber alta, a jovem ficou 15 dias com um dos olhos machucado.

Casa onde foi encontrado o corpo na cidade de Horizontina (Foto: RBS TV)
Casa onde foi encontrado o corpo na cidade de
Horizontina (Foto: RBS TV)

Acilda crê que entre os motivos para tanta violência está o ciúme doentio do homem, somado ao consumo de drogas. “Eu não sei o que ele usava, mas a gente percebia. Ele ficava bem agitado, bem nervoso. Ficava muito ansioso com tudo.”

Após a separação, a jovem voltou para a casa de sua mãe, na avenida principal de Horizontina, mas o homem rondava a casa à procura de Jaciele, que evitava dar demonstrações de que pudesse estar sozinha no local. Temia pelo pior.

Mas no dia 5 de outubro, ela deixou de lado a prudência. O homem entrou em contato com Jaciele às 8h. Tinha sido a última pessoa a ligar para ela no dia de seu desaparecimento, informação que a Acilda conseguiu levantar com a polícia na última sexta-feira (16). A jovem estava à procura de emprego naquele dia e resolveu mudar de planos com a ligação do ex-marido. Ele prometia dar um computador portátil novo para ela. O anterior tinha sido destruído por ele em uma briga do casal.

Mãe relata que Jaciele era agredida pelo ex-marido, preso pelo crime (Foto: Arquivo pessoal)
Mãe relata que Jaciele era agredida pelo ex-marido,
preso pelo crime (Foto: Arquivo pessoal)

A mãe só foi dar falta da jovem às 14 horas daquele dia. Uma irmã de Jaciele tinha passado mal e seria levada para o hospital. Acilda precisava de companhia. Na primeira ligação da dona de casa para a filha, chamou várias vezes. Alguém atendeu e desligou em seguida. Na segunda tentativa, a mesma coisa. “Eu disse alô e desligaram”, lembra. Na terceira vez, o telefone foi desligado, sem mesmo completar a chamada.

Em seguida, a família procurou a polícia, que sustentava a hipótese de desaparecimento. A mãe reclama do trabalho dos investigadores. “Eles me pediram para ter calma, que ela poderia ter viajado, estar se escondendo.” Mesmo sabendo que o pior poderia ter ocorrido, ela teve esperança que a filha aparecesse na segunda audiência organizada após a denúncia da Jaciele. Ela não foi. Entretanto, o homem compareceu, dizendo estar surpreso com a ausência da ex-mulher.

Leia Também: PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher

Na noite de quinta-feira, Acilda recebeu uma ligação da delegada Beatrice Didier de Almeida. Relatava a localização de um corpo na casa onde moravam o ex-marido e o ex-genro da mulher. “Ela não me deixou ir até lá”, disse a mãe de Jaciele, que ficou esperando. “Retornei a ligação e ela me disse que acharam a Jaciele, morta. Fiquei em estado de choque. Eu esperava encontrá-la viva, não desse jeito”, lamenta.

Após serem retirados da residência do ex-marido, os restos mortais de Jaciele foram enterrados em um cemitério na Vila Cascata, interior de Horizontina. Em um das redes sociais, comentários lamentavam a morte da jovem. “Nem acredito que fizeram essa crueldade com você”, dizia uma das suas amigas.

+ sobre o tema

Ato das trepadeiras contra mais um femicídio na MPB

Não é um problema do RAP, não é um...

Para Mulheres Negras, a quem o estupro diz respeito, raça precedeu questões de gênero – Por Maria Rita

Estupro é sempre CRIME Apesar das mudanças legislativas, da implementação...

Aluna é punida após denunciar estupro em universidade nos EUA

Antes que pudesse se mudar para um dormitório na...

Fé, menina. De homem pra homem.

30 homens estupraram uma menina. 30! e sabe o que mais? eles...

para lembrar

Nicarágua realiza fórum sobre violência contra a mulher

O Parlamento nicaraguense promoverá nesta quinta-feira (24) um fórum...

Chefe bate em funcionária em órgão do Governo de Minas

"Estou com muito medo dele fazer alguma coisa contra...

Feministas protestam no julgamento do New Hit

Esta semana que passou, como muitas de vocês sabem,...

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=