terça-feira, julho 5, 2022
InícioÁreas de AtuaçãoDireitos HumanosEleonora Menicucci deve deixar Secretaria de Mulheres para assumir pasta de Direitos...

Eleonora Menicucci deve deixar Secretaria de Mulheres para assumir pasta de Direitos Humanos

A advogada Rita Sipahi é a mais indicada para comandar a SPM. Assim como Eleonora, ela é ex-militante e dividiu a mesma cela com a presidenta Dilma durante a luta contra a ditadura militar

Por Revista F’órum

O nome da advogada Rita Sipahi está sendo apontado como o mais provável para comandar a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em substituição a Eleonora Menicucci, que deve virar ministra da Secretaria de Direitos Humanos. Tanto Rita quanto Eleonora dividiram a mesma cela com a presidenta Dilma Rousseff, quando ela foi presa na luta contra a ditadura.

Rita Sipahi é atualmente conselheira na Comissão de Anistia, ligada ao Ministério da Justiça. Ela atuou no Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PTR), organização que ajudou a fundar, e na Ação Popular (AP), tendo sido presa e torturada pelos militares nos anos 1970.

Já Eleonora é socióloga, feminista e filiada ao Partido dos Trabalhadores desde a sua criação. Entre as ações realizadas durante sua gestão na SPM, destaca-se o combate à violência contra a mulher, além da prioridade dada ao público feminino nos programas sociais do governo federal.

Foto de capa: Palácio do Planalto

Artigos Relacionados
-+=