Elite africana quer manter hegemonia na 10K Rio – Corrida Pan-Americana

Atletas estão no país desde o meio do ano preparando-se para as principais provas brasileiras

São Paulo (SP) – A 10K Rio – Corrida Pan-Americana deste ano terá novamente a participação de atletas africanos da elite mundial. Serão cinco homens e duas mulheres, todos estreantes, buscando manter a hegemonia na competição carioca, no próximo domingo, dia 28, com largada e chegada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Fazem parte da equipe africana, na categoria masculina, os quenianos Mark Korir, Mathew Cheboi e Barnabas Klipagat Kosgei, o tanzaniano Marco Joseph e o etíope Endale Mekonnen Tekileab. Entre as mulheres estão a queniana Bornes Jepkirui Kitur e a tanzaniana Anastásia Msandai Mahomi.

Mathew Cheboi, de 28 anos, é o destaque masculino. O queniano venceu a Meia Maratona de São Paulo em 2007 e foi 3º em 2010. Além disso, foi campeão da Meia Maratona de Belgrado (Sérvia) e 2º lugar na Meia Maratona de Bologna (Itália), ambas em 2009. Marco Joseph, da Tanzânia, teve bons resultados na São Silvestre (foi sexto ano passado e quarto em 2008) e é bicampeão da Corrida de Reis de Cuiabá (2009 e 2010). A queniana Bornes Jepkirui Kitur foi campeã da Meia Maratona da Tanzânia, em 2010.

“Os atletas tiveram excelentes resultados nas últimas provas nacionais e internacionais e passaram os últimos meses treinando forte aqui no Brasil. Nosso objetivo é que eles façam boas provas na 10K Rio e na Volta da Pampulha”, explicou Moacir Marconi, técnico dos africanos aqui no país.

A equipe africana está em Nova Santa Bárbara, no Paraná, desde o meio do ano. O grupo atual é o maior já visto treinando no país. O principal objetivo desta iniciativa é ambientar os atletas com o clima brasileiro e prepará-los para as principais competições nacionais.

Em cinco edições da prova, na categoria masculina, os africanos só não venceram em 2006 e 2007. No feminino, não houve vitória africana em 2006. Os campeões do ano passado foram o tanzaniano Martin Tule, com 29min39s, e a queniana Maurine Jelagat, com 34min33s.

A sexta edição da 10K Rio – Corrida Pan-Americana terá início a partir das 7h30 com os cadeirantes, prosseguindo até às 8 horas, quando saem a elite masculina, geral masculino e feminino e atletas com outros tipos de deficiência. As provas serão disputadas num circuito de cinco quilômetros.

Inscrições acabam nesta quarta-feira – As inscrições para participar da
prova, com percurso de 5 e 10 K, encerram-se nesta quarta-feira, dia 24. O custo é de R$ 45,00 por atleta. Os interessados devem acessar o site www.10krio.com.br.

A 10K Rio – Corrida Pan-Americana é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio da Caixa Econômica Federal, patrocínio especial da Fisk e da Fila, apoio de Montevérgine, Gatorade. Café 3 Corações, Gu Energy, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, IAAF e AIMS. 

Fonte: Jornal Correio Piracicabano

+ sobre o tema

Esperança na Revolta lidera premiação e reestreia no final de semana com entrada gratuita

Com três indicações ao Prêmio Shell de Teatro, sendo...

Evento ‘Novembro Negro’ resgata histórias e evidencia a educação em Siderópolis

Iniciativa trouxe à cidade histórias, dados, lutas, dificuldades e...

Beyoncé fez um disco inteiro inspirado em Fela Kuti, diz produtor

Beyoncé fez um álbum inteiro inspirado pelo rei afrobeat...

Cidinha da Silva – Atotô

Agosto é mês de gosto. E das coisas que...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=