Em 2011, são-paulino acusou colombiano de racismo após expulsão

Por: Tossiro Neto

 

A reclamação dos são-paulinos quanto ao cartão vermelho dado a Luis Fabiano, segundo eles injustamente, não foi a primeira direcionada a Wilmar Roldán. Em 2011, o árbitro colombiano expulsou o lateral esquerdo Juan de um jogo da Copa Sul-americana e foi acusado pelo jogador de racismo.

“Fui cobrá-lo por ter dado só três minutos (de acréscimo) e ele virou falando ‘sai daqui, macaco’. Falei para me chamar de macaco de novo, e ele, covardemente, como fez o jogo todo, me expulsou. É brincadeira o que fazem”, revoltou-se à época, após derrota para o Libertad, que eliminou a equipe do torneio continental.

Nesta quinta-feira, a expulsão de Luis Fabiano, também por reclamação, ocorreu depois do apito final. O atacante disse também ter ouvido ofensas racistas durante o empate por 1 a 1 com o Arsenal, mas por parte dos jogadores argentinos.

“Deve ter algo gravado, podem ver. Vou me defender, não falei nada. Cada um que tire sua conclusão”, defendeu-se o camisa 9. “Ele ficou me intimidando, falando que ia me tirar do jogo. Recebia várias provocações, me chamaram de macaquito, mas eu me contive. Não seria idiota de depois do jogo xingar ou insultar o árbitro para tomar cartão vermelho”.

O diretor de futebol do clube, Adalberto Baptista, e o técnico Ney Franco também reclamaram da atuação de Wilmar Roldán. O dirigente foi mais contundente.

“Sempre quando o protagonista da partida é o juiz, a gente lamenta. Infelizmente, o prejudicado de hoje foi o São Paulo. Não só por equívocos, mas sentimos uma má vontade, uma atitude até meio proposital do juiz de nos prejudicar. Isso nos deixa muito tristes e decepcionados”, criticou.

 

 

Fonte: Gazeta Esportiva

+ sobre o tema

Le Monde Diplomatique assume racismo

Jornal não havia assumido posicionamento racista em nota de...

Quem matou? “todo espectador é um covarde ou um traidor”

O escritor Frantz Fanon, referindo-se a colonização na Africa,...

Genocídio por Sueli Carneiro

O relator especial da Comissão de Direitos Humanos da...

para lembrar

Clapton CFC: O clube inglês que vestiu as cores da luta antifascista espanhol

Só existe desde fevereiro, mas rapidamente o Clapton CFC...

Polícia identifica suspeita por ofensa racial contra vereadora de Campinas e inicia depoimentos

A Polícia Civil confirmou na tarde desta quinta-feira (11)...

“POR QUE ATIROU EM MIM?”

  Daniel Mello Esta era a pergunta escrita...

Magazine Luiza e um passo de ruptura com o pacto da branquitude

As desigualdades raciais no mundo do trabalho são vistas...
spot_imgspot_img

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Câmeras da TV Brasil, que realizavam a cobertura da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, flagraram na última segunda-feira (31) um ataque racista...

Filme aborda erros judiciais e racismo em reconhecimento fotográfico

Treze processos criminais e cinco anos detido em sistema prisional. A ficha é extensa, mas quem responde por ela é uma pessoa inocente, absolvida...

Mais amor, por favor

É preciso falar de amor. Não o amor romântico, mas o amor atitude, coisa que envolve "cuidado, compromisso, confiança, responsabilidade, respeito e conhecimento", como...
-+=