Em Copenhague, Lula afina discurso do Brasil para a COP-15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na madrugada desta quarta-feira em Copenhague, na Dinamarca, e participou de reuniões com a delegação brasileira durante a manhã, para acertar as posições que o País vai seguir defendendo na Cúpula do Clima da ONU.

 

Lula tomou café da manhã com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, com os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, além de o embaixador para as questões de Clima, Luiz Alberto Figueiredo.

 

No final da reunião, o presidente permitiu uma rápida entrada da imprensa para a realização de imagens, sem entrevistas. Neste período, perguntou para Dilma e Figueiredo se havia reuniões previstas com o G77, o grupo dos países em desenvolvimento e emergentes. De Figueiredo, ouviu que estão acontecendo encontros diários entre os representantes destes países.

 

Ontem à noite, Dilma, Figueiredo e outros negociadores se reuniram longamente com os principais representantes da China e da Índia. A alta cúpula dos três países emergentes teria firmado um acordo em que aceitaria se submeter à verificação internacional das ações de mitigação (redução de emissões de gases) financiadas com recursos internacionais. Este seria o primeiro ponto decisivo que os países emergentes – além dos três citados, também a África do Sul – estariam cedendo nas negociações.

 

Para liberar recursos, nações ricas como os Estados Unidos impõem como condição que os emergentes comprovem o destino do financiamento que está sendo negociado na conferência.

 

Agenda

Lula deve continuar mantendo reuniões com delegações durante todo o dia, no hotel onde está hospedado, o Hotel D’Anglaterre. Ainda hoje, ele se encontrará com os governadores brasileiros que vieram a Copenhague, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, com a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, e com o presidente do Suriname, Ronald Venetiaan.

 

O luxuoso hotel é o mais caro e tradicional da Dinamarca. O estabelecimento é um antigo castelo, no centro de Copenhague, e possui acabamentos em ouro. Dilma, que chegou no domingo, também está hospedada no Hotel D’Anglaterre.

 

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...