Em crise com quarterbacks, Patriots podem ter hoje seu primeiro titular negro da posição

A suspensão de Tom Brady e a contusão de Jimmy Garoppolo colocam o calouro Jacoby Brissett como favorito para iniciar como quarterback titular do New England Patriots na partida desta noite contra o Houston Texans, às 21h30 (de Brasília), com transmissão da ESPN e do WatchESPN, e entrar para a história do time dono de quatro títulos do Super Bowl.

Por Rafael Belattini, no ESPN

Se confirmada a titularidade de Brissett, esta pode ser a primeira temporada desde 1992 em que os Patriots começam partidas com três quarterbacks diferentes quando Brady voltar, mas o fato histórico é outro: ele será o primeiro quarterback negro a ser titular da franquia.

Antes de Brissett, outros cinco jogadores negros já fizeram parte do elenco dos Patriots na posição, mas por diversos motivos jamais ocuparam a condição de titular.

Dentre os casos mais recentes, está o de Rohan Davey, destaque da NFL Europa que foi reserva de Tom Brady entre 2002 e 2004, e Michael Bishop, jogador selecionado no draft de 1999 que, no ano seguinte, gerou polêmica com o técnico Bill Belichick.

No final do primeiro tempo de uma partida contra o Indianapolis Colts, Bishop teve sucesso ao conectar uma Hail Mary de 44 jardas para Tony Simmons. Com o ano irregular de Drew Bledsoe, titular da época, muitos torcedores pediram que Belichick, em seu primeiro ano como técnico do time, o colocasse como titular, o que nunca aconteceu.

Apesar de ainda serem minoria na posição, quarterbacks negros já não são raridade na NFL como antigamente. O atual MVP da temporada, Cam Newton, é titular do Carolina Panthers desde sua entrada na liga, em 2011. No Seattle Seahawks, a posição é de Russell Wilson, que comandou a equipe na conquista do Super Bowl XLVIII.

Outros nomes, como Doug Williams, MVP e campeão do Super Bowl com os Redskins, Daunte Culpepper, ídolo dos Vikings, Michael Vick, Steve McNair, MVP de 2003, Donovan McNabb, que está perto de entrar para o Hall da Fama, e o grande Warren Moon, que acumulou quase 50 mil jardas aéreas durante a carreira, são alguns exemplos de grandes sucesso na NFL.

A questão racial, aliás, tem sido destaque na liga nos últimos tempos, graças aos protestos de Colin Kaepernick, que tem ganhado apoio de outros jogadores em protestos contra a opressão racial e desigualdade durante a execução do hino antes das partidas.

Jacoby Brissett está em seu primeiro ano na NFL, selecionado na terceira rodada do último draft. Em seu último ano na universidade, quando defendeu North Carolina State, lançou para 2.660 jardas, 20 touchdowns e seis interceptações, sendo titular em todas as 13 partidas que disputou. O ataque de sua universidade, porém, sofreu diversas perdas, o que dificultou a vida do quarterback.

Nos patriots, antes mesmo de ser titular, o camisa 7 já bateu um recorde na franquia. Nos 38 snaps que jogou, ele acertou seis de seus nove passes tentados, conquistando 92 jardas, um recorde para um QB negro na equipe.

 

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Encontro do Hip Hop com a SEPPIR em São Paulo

No ultimo final de semana os representantes,militantes e ativistas...

Renato vai passar por cirurgia, mas voltará a jogar futebol

Procedimento de introdução de um catéter no coração será...

Emílio Santiago critica MPB atual: “É tudo muito cool”

Lançando o DVD "Só danço samba", cantor fala sobre...
spot_imgspot_img

Jamaicano de 16 anos bate recorde de Bolt que durava desde 2002

A Jamaica tem uma nova promessa no atletismo. O jovem Nickecoy Bramwell, de 16 anos, quebrou um recorde de Usain Bolt que durava desde...

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste...
-+=