Em discurso, Dilma diz que honrará mulheres e governará ‘para todos’

Ela afirmou que vai trabalhar pela estabilidade econômica do país.
Presidente eleita e vice receberam diplomas do presidente do TSE.


No breve discurso que fez após receber o diploma de presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff afirmou que é uma “grande responsabilidade” suceder um presidente da “estatura” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ela prometeu “honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos”.

Dilma afirmou que vai trabalhar pela estabilidade econômica do país e defender a liberdade de imprensa.

Declarou que é preciso aliar crescimento econômico com desenvolvimento social.

“Nenhuma estratégia política e econômica é efetiva se não se refletir na vida de cada trabalhador, empresário e família.”

Dilma elogiou a Justiça Eleitoral pela modernidade na apuração dos votos nas eleições deste ano e a forma como conduziu o processo eleitoral.

“Nós conquistamos no Brasil um processo excepcional. A lisura e eficiência da nossa Justiça Eleitoral são reconhecidas em todo o mundo”, disse.

A presidente eleita afirmou que o povo brasileiro amadureceu ao eleger um trabalhador e uma mulher para a Presidência da República.

Dilma também se disse emocionada. “Sem sombra de dúvida é uma imensa emoção receber esse diploma da corte responsável pelo processo eleitoral brasileiro”, declarou.

Lewandowski
Em seu discurso, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, desejou sucesso à presidente eleita e seu vice.

Ele ressaltou o esforço da Justiça em garantir os direitos democráticos dos eleitores e disse que a diplomação é o momento mais “significativo” das eleições.

“É o derradeiro, e quiçá o mais significativo, ato do processo eleitoral, que só pode ser desconstituído por decisão judicial. Ao outorgar os diplomas, o TSE declara que ambos encontram-se legalmente aptos a tomar posse perante o Congresso Nacional”, afirmou Lewandowski.

Cumprimentos
Depois do discurso de Lewandowski, Dilma e Temer receberam os cumprimentos das autoridades presentes.

Dilma Rousseff entre a mãe, Dilma Jane Silva
Rousseff (d), e a filha, Paula Rousseff, durante a
cerimônia de diplomação (Foto: Dida Sampaio /
Agência Estado)

De pé, a presidente, o vice e a mulher dele, Marcela, recepcionaram um a um os convidados e os funcionários do TSE que se colocaram em  fila para cumprimentá-los.

Depois dos cumprimentos do presidente do TSE, Dilma recebeu o primeiro abraço do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), que assumiu o cargo após a renúncia de Michel Temer. Em seguida, foi cumprimentada pela mãe, dona Dilma Jane, pela filha, Paula Rousseff, e pelo ex-marido, Carlos Araújo.

A presidente eleita também recebeu abraços de amigos e aliados da campanha eleitoral, como o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), futuro ministro do Desenvolvimento, e o deputado José Eduardo Cardozo, futuro ministro da Justiça.

Fonte: G1


+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...