Em grande evento no Texas, Michelle Obama descarta disputar Presidência

Michelle Obama se reuniu com compositoras e cantoras nesta quarta-feira (16) num evento para divulgar uma iniciativa educacional para garotas do mundo todo, no qual também deu uma palhinha e falou de seus planos futuros fora da Casa Branca.

Por FERNANDA EZABELLA, da Folha de São Paulo

Ela foi rápida em descartar uma eventual candidatura à Presidência ao ser questionada sobre essa possibilidade. “Uma das razões é o fato de que tenho duas jovens em casa. E ser filhas de presidente… pensem sobre isto, não é nada fácil!”, disse a primeira-dama no South by Southwest (SXSW), um festival de música, cinema e tecnologia que acontece em Austin, capital do Texas.

“Elas lidaram com [isso] de forma muito graciosa, mas foi o suficiente. E há muitas maneiras de impactar o mundo: você não precisa ser presidente dos EUA para fazer coisas maravilhosas.”

Ao ser questionada sobre como será sua vida com o término do mandato de Barack Obama, em janeiro de 2017, Michelle respondeu cantando um verso de “It’s So Hard to Say Goodbye to Yesterday” (é tão difícil dizer adeus ao passado), música da Motown popularizada pelo Boyz II Men.

“Não pretendo diminuir meu trabalho nem um pouco”, disse.

“Tem tanta coisa que posso fazer, às vezes até mais estando fora da Casa Branca, fora dos holofotes. Vou continuar fazendo isto pelo resto da vida.”

Michelle foi acompanhada no palco pela rapper e produtora Missy Elliott, a compositora Diane Warren e a atriz Sophia Bush (“Chicago Fire”), numa conversa moderada pela atriz e música Queen Latifah.

A primeira-dama contou que “Talking Book”, de Stevie Wonder (1972), foi seu primeiro disco, um presente de aniversário de seu avô, um colecionador de jazz.

“Tocava direto, sem parar. Stevie Wonder falava sobre unidade, sobre amor e paz. Todas suas canções trazem mensagens de empoderamento, sobre mudanças, sobre impactar o mundo.”

Ela aproveitou sua participação no festival para divulgar “Let Girls Learn” (deixe as garotas aprenderem), uma iniciativa que o casal Obama lançou há um ano para ajudar cerca de 62 milhões de garotas no mundo que estão fora das escolas.

O projeto conta com ajuda de vários órgãos americanos, como o Departamento do Estado, a Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional (Usaid) e o Peace Corps.

“Sabemos por estatísticas que garotas que são educadas criam crianças mais saudáveis, têm menos chances de ter doenças como HIV. Ter garotas educadas aumenta o PIB de qualquer país”, disse Michelle.

Em novembro, a Usaid anunciou a construção de 25 novas escolas na Jordânia, mais da metade para meninas e acomodando um total de 25 mil crianças por ano.

A mesma agência fez uma parceria com o governo do Paquistão para investir US$ 70 milhões em programas para 200 mil adolescentes entre 10 e 19 anos. Outras iniciativas aconteceram no Japão, Inglaterra e países da África em menos de um ano.

Antes de Michelle subir ao palco, as irmãs Halle e Chloe Bailey cantaram um cover de “Pretty Hurts”, de Beyoncé, e “This is for my Girls”, composta por Warren para ser um hino do “Let Girls Learn”.

Todo o dinheiro arrecadado com downloads da música no iTunes será revertido para o programa.

+ sobre o tema

A cor do pecado: no século xix, a sensualidade da mulher negra

______________________   Resumo Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a presença...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

A Mulher Negra Guerreira está morta…

Há poucas horas, enquanto lutava com a realidade de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...
-+=