Embaixador do Irã rebate críticas de Marina Silva sobre programa nuclear iraniano

Por: Robson Bonin

Para Marina, Irã usa o Brasil para ganhar tempo e fazer a bomba atômica.

 

Embaixador disse que disponibilizará informações para pré-candidata do PV.

O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, rebateu nesta terça-feira (1º) as declarações da pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, de que o Irã estaria usando a diplomacia brasileira para ganhar tempo para fazer a bomba atômica. O diplomata iraniano aconselhou Marina a “se informar mais sobre o programa nuclear iraniano” e disse ter disposição de “colocar informações” à disposição da pré-candidata sobre o assunto.

 

“Sobre a declaração da senhora Marina Silva, eu espero que ela se informe mais sobre o assunto iraniano e o programa nuclear iraniano. Estamos dispostos a colocar à disposição dessa senhora maiores informações para esclarecimento”, afirmou o embaixador.

 

No dia 25 de maio, durante coletiva concedida após a sabatina da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marina disse estar preocupada com as relações brasileiras com o regime iraniano. “Lógico que preocupa (a relação Brasil-Irã). Temos que ficar bastante atentos, porque, na prática, o que eles querem, no meu entendimento, é fazer a bomba atômica”, afirmou Marina. O G1 entrou em contato com a assessoria de Marina e ainda aguarda retorno.

 

Mohsen ainda rebateu as afirmações de que o Brasil estaria sendo usado para dar tempo ao Irã. “O Irã, no seu programa nuclear, não precisa ganhar tempo. Porque Irã, no seu programa nuclear, não pensa em produção de armas atômicas”, garantiu o embaixador.

 

Programa nuclear
Ao comentar a declaração de Teerã, acordo firmado entre Irã, Brasil e Turquia que prevê o envido de urânio levemente enriquecido do Irã para a território turco, o embaixador afirmou que “a história, no futuro, vai lembrar o bom ato que foi feito sobre a declaração”. Ele argumentou que a declaração “demonstrou respeito mútuo entre os países, respeito à Justiça, e simbolizou sucesso e avanço” na polêmica nuclear que envolve o regime iraniano e as principais potências mundiais: “Países emergentes como Brasil, Irã e Turquia demonstraram que eles são parte desse sistema internacional de respeito. Nunca conseguimos confiar nos EUA e em alguns países ocidentais. O Irã não faz armas atômicas, nem nunca vai fazer. Defendemos o desarmamento nuclear.”

 

Para o embaixador, ao assinar o acordo com Brasil e Turquia, o Irã “claramente demonstrou aceitar a troca de urânio por combustível” e “demonstrou claramente que suas atividades são pacíficas”: “Tudo isso revelou as mentiras de países como o EUA (sobre a intenção do Irã de fabricar a bomba)”.

 

Mohsen também elogiou a diplomacia brasileira, afirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuou “com inteligência” nas negociações. “A diplomacia brasileira e o presidente Lula trabalharam com muita inteligência e sucesso. Ele sabe a realidade no Oriente Médio. As autoridades brasileiras se posicionam baseados na Justiça e nos direitos humanos”, afirmou. “A declaração de Teerã era um primeiro passo. No futuro, esses países emergentes vão avançar e vão ter atividades com sucesso e o Brasil é um desses países”, complementou.

 

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Mandela, direitos humanos e a luta contra o racismo

A maior homenagem que o Senado pode prestar...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=