Embranqueceram o Carnaval

A festa carioca carece de presença mais efetiva daquele que o forjou, o povo negro do Rio

por Leandro Uchoas, 

“Kambilistas” no Rio, gravura de Jean Baptiste Drebet, do século XIX

O batuque das escolas e blocos ainda encanta, ano após ano, milhares de foliões. A dança peculiar dos homens e mulheres, a pujança das fantasias na avenida e nas ruas, e o sorriso no rosto dos participantes da festa não deixam dúvidas: o Carnaval ainda é uma festa singular, expressão das mais importantes da cultura brasileira. E é inegável que no Rio de Janeiro, a participação aumenta a cada ano.

Porém, também é inquestionável que, cada vez mais, o principal festejo brasileiro muda sensivelmente. No Rio, a mudança mais visível talvez seja o aumento dos blocos em que o principal estilo musical não é o samba. Uma diferença do Carnaval dos dias de hoje, no entanto, intriga e preocupa os amantes da festa: a diminuição da participação de negros.

Há uma polêmica histórica no que diz respeito ao samba. Oficialmente, ele teria surgido na Bahia. Mas há os que afirmam ser o Rio de Janeiro seu local de nascimento. Não há dúvidas, no entanto, de que o Carnaval é uma expressão cultural construída a partir de referências afrobrasileiras. E tanto os blocos de rua quanto o desfile das escolas na Marquês de Sapucaí, por mais que tenham se desenvolvido, tem raiz nessas expressões culturais. A diminuição da participação dos negros, portanto, incomoda, e leva a questionamentos quanto às suas causas.

No desfile das escolas, há polêmica se realmente a participação tem diminuído. Os que acusam de redução sempre apontam a profissionalização do Carnaval como causa. O presidente da Imperatriz Leopoldinense, Luizinho Drummond, chegou a afirmar que o avanço das igrejas evangélicas e do funk estariam retirando os negros do samba.

Presidente da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk), MC Leonardo, relativiza. “O negro é sempre sambista. Antes de ser funkeiro, é sambista. Antes de ser religioso, é sambista. Mas hoje, infelizmente, é o funk que fala da realidade do negro. E é o funk que cabe no bolso dele”, diz. Para ele, é a mercantilização dos desfiles, com temas distantes da realidade popular – porque tem relação com os patrocinadores –, os interesses da TV, e as negociatas, que inviabilizam a participação dos negros.

“A mercantilização do Carnaval excluiu o negro. Esses enredos comprados, sem relação com a comunidade. O negro não se identifica, nem pode pagar. Escolas como Portela, Imperatriz e Vila Isabel já correram atrás de negros para os desfiles”, afirma MC Leonardo. No ano passado, a Vila Isabel – campeã de 2013 – teve como tema Angola, e teve que se desdobrar para garantir a hegemonia dos negros.

O pesquisador Luiz Antônio Simas, especialista em Carnaval, discorda. Para ele, a ausência de negros nos desfiles foi muito maior nos anos 1980 e 1990, quando era mais fácil para os turistas, segundo diz, “comprar” sua participação no Carnaval. Escolas como Beija Flor e Vila Isabel privilegiam a participação dos moradores de comunidade, onde predominam os negros. Ele considera apenas que o avanço das religiões neopentecostais prejudica a composição de setores como a tradicional ala de baianas, devido ao preconceito contra referências afrobrasileiras.

Simas, no entanto, concorda que o Carnaval de rua esteja vivendo um processo acelerado de mercantilização e mudanças que pode ser prejudicial à participação dos negros. “A gente vê acordos com rede de TV, com patrocinadores, para aumentar os recursos, elitizando a participação. Há, por consequência, um refluxo das camadas populares. E, como nestes setores sociais há predominância do negro, este acaba participando menos”, afirma.

Dentre os 483 blocos de rua, a maioria ainda fica na zona sul, região mais rica da cidade. A quantidade de turistas cresce a cada ano, e a busca da direção dos blocos por apoio de empresas tornou-se padrão. Embora seja difícil quantificar, é visível a ausência de negros nos blocos mais famosos.

Há os que defendem uma iniciativa da Prefeitura, no sentido de estimular os blocos de rua das zonas norte e oeste. E em relação ao desfile das escolas, defende-se uma regulação maior – um exemplo seria a proibição do repasse de recursos da Prefeitura para escolas que já tenham captado no setor privado. Fato é que um país não tem o direito de deixar de fora de sua principal festa os próprios idealizadores dela.

 

Fonte: Brasil de Fato

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

História do carnaval no Brasil

Desenho de Jean Baptiste-Debret (1768-1848) mostrando a brincadeira do...

Prêmio de Expressões Culturais Afro-brasileiras

  A 2ª edição do Prêmio Nacional de...

Mulheres de Terreiro se encontram para discutir temas sociais no Recife

Abertura do evento é nesta segunda (23), no Cinema...

Conheça as ‘puxadoras’ de samba da Sapucaí

Das arquibancadas ou do sofá de casa, quem ouve...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=