Emenda fortalece ações de igualdade racial em Corumba

Fonte: MS Notícias –

Com uma extensa agenda de atividades e programação especial que inclui diversas homenagens – uma delas ao deputado federal Vander Loubet (PT-MS) – o povo corumbaense, por meio da Prefeitura Municipal, vai celebrar a Semana da Consciência Negra de 16 a 21 deste mês. O prefeito Ruiter Cunha (PT) e toda sua equipe elaboraram um programa para marcar o primeiro ano em que Corumbá terá seu feriado municipal no Dia Nacional da Consciência Negra, 16 de novembro, data oficializada no Brasil.

A homenagem a Vander deve-se à iniciativa do deputado de oferecer uma emenda de R$ 200 mil de sua cota individual para os projetos de promoção da igualdade racial desenvolvidos na gestão de Ruiter, desde seu primeiro mandato. “As políticas afirmativas contêm a expectativa de justiça e de paz, conceituada no respeito às diferenças para que se fortaleça o princípio da igualdade. Corumbá vem fazendo isso e é um exemplo para o Brasil e o mundo”, afirma Vander.

Com secretarias e gerências criadas para idealizar e executar as ações da política pública de promoção humana da Prefeitura, com ênfase no combate aos preconceitos, a gestão de Ruiter Cunha, desde 2005, garantiu, com envolvimento da sociedade, diversos avanços. Além de sancionar o Dia Municipal da Consciência Negra, que teve a aprovação unânime da Câmara de Vereadores, o prefeito já havia instituído e realizado os fóruns e o Plano de Igualdade Racial, criou uma área específica para os cultos e manifestações afroreligiosos e está implantando em área urbana o Parque Municipal de Lazer, Esportes e Recreação Zumbi dos Palmares (mártir da resistência dos escravos no Brasil).

PROGRAMA – A Semana de Consciência Negra será aberta em Corumbá na próxima segunda-feira, 16, no Centro de Convenções, com debates e exibição do filme “Camba´Race (Lamento Negro), do jornalista sulmatogrossense Sionei Ricardo Leão. No dia 17, a palestra “História dos desafios dos negros no Brasil”, pelo padre Ari Antonio dos Reis, no Auditório da Faculdade Santa Teresa, às 14h30min. Depois haverá uma celebração afro na Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário (município vizinho a Corumbá), a partir das 19h.

No dia 18, às 19h, acontecerá o seminário participativo para instalação do Fórum Permanente da Educação e Diversidade Ètnico-Racial de Corumbá e Ladário, no Espaço Educacional. Na quinta-feira, 19, haverá panfletagem de conscientização à tarde, no centro da cidade de Corumbá, e à noite uma seresta especial com atrações locais e nacionais no Jardim da Independência. No dia 20, um café da manhã no Centro de Convenções às 8h reunirá diversos afrodescendentes (artistas, representantes de organizações, empresários, professores, e militares, entre outros), e à tarde o preeito Ruiter fará um pronunciamento à comunidade em rede de tevê. No sábado, o encerramento com o Encontro do Trabalhador, incluindo capoeira, hip-hop e o Festival de Ladainha.

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...