Emicida será mestre na Universidade de Coimbra, em Portugal

O rapper brasileiro Emicida será mestre no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal. O centro denominou a passagem de Emicida pela universidade como “residência artística”. 

“O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra acolhe, pelo período de 3 meses, entre 25 de julho e 21 de outubro de 2021, a residência artística de Leandro Roque de Oliveira, conhecido artisticamente como Emicida”, anunciou a universidade nesta terça-feira (20).

Em uma publicação no Twitter, Emicida afirmou que recebeu muitas congratulações por ingressar na faculdade, e esclareceu que o desafio será como mestre, não como aluno. 

” Ó, muita gente me parabenizando por entrar na faculdade. Obrigado amigos. Mas eu não estou indo como aluno (embora eu seja um eterno aprendiz de tudo) estou indo como mestre ( aliás, adorei o título “cátedra insurgente”) e é uma honra sem tamanho”, disse.

Emicida participará de uma agenda diversificada de eventos que constam palestras, intervenções artísticas, rodas de conversa e entrevistas.

“Tendo em consideração a obra e o impacto público de Emicida, de que pode destacar-se o recente documentário de sua autoria “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, a residência artística irá promover uma reflexão e um diálogo transatlântico sobre a relação entre arte, ciência e transformação social”, destacou a universidade.

A instituição portuguesa destaca que o convite dirigido a Emicida constitui a iniciativa piloto da “Residência Artística CES”.

“Com esta proposta pretende-se criar um espaço emblemático de articulação entre investigação desenvolvida no CES e a criação artística com impacto público na promoção dos direitos humanos, na afirmação de vozes e linguagens negligenciadas pela cultura acadêmica e no estreitamento de diálogos com os movimentos sociais na Europa e no Sul global”. 

+ sobre o tema

Os jovens da América Latina são os que pior resolvem problemas práticos

Brasil ficou em 38º lugar, entre 44 países em...

Após fala de Mercadante, Governo recua sobre fim de Pronatec e Fies

Menos de 24 horas depois dos jornais Folha de...

Guia “O Ministério Público e a Igualdade Étnico-Racial na Educação”

AÇÃO EDUCATIVA REALIZA NOITE DE LANÇAMENTOS: Guia “O Ministério Público...

para lembrar

“Chamaê”: Emicida e Nubank lançam podcast em parceria

O Nubank anuncia hoje o lançamento do Chamaê, um...

Suicídio do reitor ou da universidade livre?

As  universidades públicas brasileiras foram tomadas de estupor com...

A luta pela manutenção das cotas raciais no Ceará

No Ceará, o epíteto "terra da luz" esconde uma...
spot_imgspot_img

Em defesa das cotas raciais – uma resposta à Folha de São Paulo

Nos últimos dias a Folha de São Paulo, um dos principais jornais do país, tem publicado matérias e editoriais defendendo abertamente o fim das...

Sindicatos e pesquisadores contestam parecer que pede exoneração de professora

É equivocado o parecer da Procuradoria Federal da Advocacia Geral da União (AGU) que determinou a exoneração imediata da professora da Universidade Federal do Espírito...

Racionais são primeiros negros a receber título honorário da Unicamp

Em 35 anos de carreira, os Racionais MC’s quebraram diversas barreiras ao fazer com que o rap produzido nas periferias de São Paulo chegasse a todo...
-+=