Empatia organizacional para quem?

Primeiramente, gostaria de dizer que este texto foi escrito por um profissional de recursos humanos recém-formado, pertencente a algumas minorias. Digo isto porque em determinados espaços ainda perdura a ideia de que pessoas com um perfil parecido com o meu não produzem coisas interessantes. Dá para acreditar? Então, se você não estiver afim de continuar a ler este trabalho – que trata das minhas percepções acerca da tal “empatia organizacional” – saiba que eu não vou me magoar com a desistência. Obrigado por me acompanhar até aqui.

Por Leonardo de Assis dos Santos para o Portal Geledés 

Vamos ao que interessa: muito se tem falado em empatia. Penso em empatia como sendo a capacidade de abrir-se às experiências alheias, ouvir, trocar, acolher o outro. Nas estruturas organizacionais, onde os números e a lógica predominam, a ideia de empatia vem como uma alternativa para “suavizar” a pressão por foco nos resultados e dar abertura às necessidades das pessoas. Mas será isso mesmo?

Recrutar e selecionar são algumas das muitas atividades exercidas pelas áreas de recursos humanos, relevantes para as empresas. Entretanto, as subjetividades permeiam esses processos, o que pode ser considerado aceitável até determinado ponto. O problema é que por trás das subjetividades escondem-se inúmeros preconceitos que interferem diretamente nos resultados finais da seleção. Já começa pela definição do perfil dos candidatos – muitas vezes são feitas exigências infundadas, sem a menor relevância para a vaga. Quer um exemplo? Posso fornecer até dois para elucidar a questão: ser homem para ocupar um cargo administrativo ou então ser uma mulher de “boa aparência” para ocupar cargo de secretária. Qual aspecto torna o homem melhor que a mulher para preencher uma vaga administrativa? O que é ter boa aparência?

O que quero dizer é que normalmente os perfis de candidatos são traçados com o requisitante da vaga, que em boa parte dos casos não sabe com exatidão quais são as competências indispensáveis à execução do trabalho. Vale lembrar também quem são as pessoas ocupantes dos altos cargos nas empresas: majoritariamente homens brancos.

A dificuldade de inserção das minorias (negros, mulheres, LGBTQ, deficientes etc) nas posições de comando e também nas posições mais técnicas das organizações acarretam a ausência da diversidade e, se não há diversidade, não há representatividade. Neste texto, estou me limitando a pensar sobre um subsistema de recursos humanos, mas as empresas se constituem de inúmeros setores e a realidade é muito semelhante em todos eles.

Acredito que nesse contexto, aplicar a empatia é entender que as diferenças estão presentes em todos os lugares, que nós não somos todos iguais e que existem necessidades específicas. Enquanto os ocupantes do alto escalão forem os mesmos, negros ainda serão a maioria dentre os desempregados (embora não seja interessante que quaisquer pessoas estejam nessa categoria), transsexuais ainda continuarão marginalizados e marginalizadas, mulheres ainda serão subestimadas.

Para muitos, eu descrevi uma situação óbvia, mas acho importante contribuir com uma “visão de bastidores”, tendo em vista a escassa preocupação com o assunto nos ambientes organizacionais. Embora eu seja um realista declarado, tento me manter otimista e comemorar as pequenas melhoras nesse quadro, mas ainda é pouco, pouquíssimo. Enquanto isso, eu te pergunto: empatia para quem?

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

Bresser Pereira lamenta: o Brasil enlouqueceu

Fundador do PSDB, economista e ex-ministro dos governos Sarney...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

ONG conclui primeira edição de programa de capacitação a jovens LGBTs+

Embaixadorxs capacitou em empreendedorismo social e liderança 26 jovens...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=