Emprego na indústria sobe pelo oitavo mês consecutivo

Segundo IBGE, variação em agosto foi de 0,1% em comparação com julho; no ano, aumento foi de 5,2%

O emprego na indústria subiu 0,1% na passagem de julho para agosto, com ajuste sazonal, marcando o oitavo mês seguido de avanço. Na comparação com agosto de 2009, o indicador apresentou elevação de 5,2%.

No acumulado do ano, houve ampliação de 3,2%. Em 12 meses, o emprego industrial aumentou 0,5%, primeira leitura positiva desde março do ano passado. Considerando o confronto com agosto do ano passado, o contingente de trabalhadores cresceu nas 14 áreas analisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobressaíram São Paulo (3,8%), região Nordeste (6,7%), Rio Grande do Sul (8,1%), região Norte e Centro-Oeste (7,9%) e Minas Gerais (4,4%).

Por setor, o pessoal ocupado assalariado expandiu-se em 13 dos 18 segmentos investigados, como máquinas e equipamentos (12,7%), meios de transporte (9,5%), produtos de metal (9%), máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (9,8%), calçados e couro (8%) e metalurgia básica (12,9%). Vestuário, no entanto, registrou enxugamento de pessoal (-2,5%).

“No indicador acumulado nos oito primeiros meses do ano, o nível de contratações na indústria avançou 3,2% frente a igual período do ano anterior, atingindo todas as regiões e 13 dos 18 setores investigados. Entre os locais, São Paulo, com expansão de 2,7%, exerceu a principal influência sobre o total da indústria, vindo a seguir região Nordeste (5,1%), Rio Grande do Sul (4,3%) e região Norte e Centro-Oeste (4,4%)”, observou o IBGE.

O organismo mostrou ainda que o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria diminuiu 2,9% em relação a julho, após dois meses seguidos de expansão, mas teve alta de 9% no confronto com agosto de 2009.

De janeiro a agosto deste calendário, o avanço correspondeu a 6,1%. O acumulado em 12 meses (2,5%) foi a leitura mais expressiva desde maio de 2009. Quanto ao número de horas pagas na indústria, o organismo apontou alta de 0,8% entre julho e agosto e de 6,4% no comparativo com agosto de 2009, a marca mais significativa desde o início da série histórica. No acumulado deste calendário, o indicador subiu 4,2%. Em 12 meses, o incremento foi de 1,2%.

Fonte: IG

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...