Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Enviado por / FontePor Fernanda Meneses

Geledés – Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro. Durante três dias, os participantes discutiram avanços, estratégias e ações dentro do projeto, que busca ampliar vozes e lideranças negras, indígenas e quilombolas para instaurar a igualdade racial nas políticas educacionais.

Foto: Alex Carvalho

O encontro se encerrou em 21 de setembro, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, com a pactuação de ações e estratégias para uma educação antirracista e emancipatória.

Houve um consenso entre as organizações participantes sobre o encontro, que diz respeito à sua importância para a percepção das sinergias entre as organizações e o fortalecimento da aliança, baseada na autonomia de cada uma no desenvolvimento das ações, mas  todas comprometidas em construir ações efetivas para a efetivação de uma educação antirracista.

Foto: Alex Carvalho

E pensando nesse objetivo comum que é a educação antirrascista, o Projeto de Educação de Geledés visa sistematizar conhecimentos e experiências através da abordagem das relações raciais e de gênero na escola, promovendo discussões sobre racismo e identidades. Através de parcerias firmadas no encontro do Projeto Seta, o Geledés vai continuar contribuindo para a formação de novos sujeitos políticos dentro da educação brasileira.

O projeto é composto pelas organizações ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’Ta e Uneafro que através de ações conjuntas e solo, trabalham para fazer a educação pública do país um lugar inclusivo, justo e de qualidade para todos. 

Foto: Alex Carvalho

+ sobre o tema

Precisamos Falar do PNE e dos Direitos Educativos da População Negra

Semana de Ação Mundial   Por: Suelaine Carneiro -  Socióloga, feminista,...

Impacto da guerra às drogas na educação é tema de debate no Projeto Seta

O Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) realiza,...

para lembrar

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...

A campanha dos professores para denunciar Paes e Cabral

Charge do Vitor Teixeira, via Facebook do site do SEPE,...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Projeto SETA promove eventos no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU 

Entre os dias 16 e 18 de abril, o Projeto SETA, iniciativa cujo objetivo é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade...
-+=