Encontro na Defensoria Pública do Rio discute desigualdade racial

 

Rio de Janeiro – A desigualdade racial foi o tema de um encontro que reuniu na tarde de hoje (27), na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, representantes de entidades ligadas à comunidade negra e juristas. A discussão, que deu continuidade às comemorações do Dia da Consciência Negra, no último dia 20, abordou a luta dos negros por uma sociedade sem desigualdade.

Para o defensor público-geral do estado, Nilson Bruno Filho, o sistema de cotas é um agente minimizador dessa desigualdade. “Eu acho que a redução das desigualdades sociais deve ser a base. Elas passam pelas políticas de implementação de cotas, não só no serviço público, mas também nos serviços privados. Eles podem ter um olhar especial sobre essa questão. Alguma coisa tem que ser feita, porque em um país onde mais de 50% são de negros, não podemos achar isso normal. Falta uma vontade maior dos atores públicos para que essas desigualdades sejam efetivamente reduzidas de forma drástica e em um tempo curto”, disse.

O diretor do grupo Palco dos Mil Sonhos, Leônidas Lopes, defendeu a inserção de negros no mercado de trabalho, principalmente no meio artístico, onde, segundo ele, não se veem verdadeiramente representados. “Nosso grupo é a favor da inclusão de todas as etnias. A maior preocupação nossa é a projeção da raça afro, até por conta de ser tão limitado esse espaço”, declarou.

Para o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado o Rio de Janeiro, Paulo Rangel, o que falta é consciência social para mudar o atual cenário. “Eu acho que este encontro é muito importante para cada vez mais nos unirmos, nos fortalecermos, cada um nas suas respectivas áreas de trabalho. As pessoas têm que se conscientizar de que somos todos iguais, independentemente da cor, dos credos religiosos, não há nenhuma diferença, somos todos da raça humana”, disse.

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

UFMG promove colóquio sobre quilombos e educação

Conversas sobre quilombos e educação é o tema...

Reaja ou será morta! Uma Campanha para além da conjuntura.

  Com palavras fortes e posturas sem vacilações,...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=